Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Imaculada, São José e Genoma conquistam os títulos do vôlei no JEV - 04-10-2024 11:48
- Copa Praça de Vôlei promove voleibol de base - 03-10-2024 06:47
- Basquete Valadares/Praça de Esportes e Liespe faturam os títulos da Copa Praça de Basquete - 02-10-2024 21:33
Técnico deixa Cruzeiro praticamente classificado para as semifinais da Sul-Americana e ainda brigando por vaga da Libertadores.
Passagem de Seabra pelo Cruzeiro terminou após cinco meses de trabalho (foto: Evandro Oliveira/Agência Minas Esportes)
A passagem do técnico Fernando Seabra como técnico do Cruzeiro terminou na manhã desta segunda-feira, após anuncio oficial nas redes sociais do clube. O questionamento que deixo é o seguinte: Foi justa a demissão do técnico? Por que a decisão de trocar o Seabra veio já no final do mês de setembro, mesmo com o time tendo a classificação bem encaminhada para as semifinais da Sul-Americana e ainda brigando por vaga na Libertadores através do Brasileirão?
Seabra chegou ao Cruzeiro no mês de abril para substituir o argentino Nicolás Larcamón, ainda no período da gestão de Ronaldo Fenômeno. Mesmo não sendo o técnico preferido pela nova gestão do clube, Seabra foi mantido no cargo. Ainda que tenha surgido uma queda de rendimento do time desde o mês de agosto, Seabra conseguiu colocar o Cruzeiro na briga pelo título da Sul-Americana e ainda está no G7 do Brasileirão, ou seja, está no bolo por uma vaga na Libertadores.
É claro que algumas decisões de Seabra incomodavam demais a torcida cruzeirense, como a teimosia de insistir em dar chances para Vital, Ramiro e Lucas Silva, em detrimento de jovens da base que começaram a se destacar. A leitura de jogo ruim escancarada nas opções de mudar o time nas substituições durante os jogos também me trazia incômodo. Poupar o time contra o Cuiabá pensando no jogo de volta contra o Libertad não me pareceu ser o correto, pois o Cruzeiro venceu bem o jogo de ida fora de casa, além de ter recentemente uma parada de data Fifa. Apesar da queda de produção do time nesse meio tempo, eu ainda não concordo com a demissão.
A torcida do Cruzeiro conhecidamente exigente por natureza foi inflamada por alguns youtubers e até por jornalistas que possuem grande poder de influência. Creio que sim, teve um trabalho de fritura do Seabra por essas pessoas que tem grande audiência em suas respectivas plataformas, mas a decisão sobre a mudança é total responsabilidade da diretoria de futebol. Talvez o timing da mudança tenha sido errado, pois se diretoria não tivesse satisfeita com o trabalho do técnico, poderia ter feito a troca antes, por exemplo na última data Fifa.
Fernando Diniz confirmado
O Cruzeiro rapidamente confirmou Fernando Diniz para substituir Seabra, mas o novo técnico chega com a pressão de colocar o Cruzeiro pelo menos na Libertadores ano que vem. Imagino que não há outra perspectiva da diretoria de futebol do clube.
Para o jogo de volta contra o Libertad, Fernando Diniz não terá muito tempo de colocar em prática o que ele gosta, que é um futebol de muita posse de bola e saída da defesa sem dar “bico” pra frente. Como também acredito que o Cruzeiro não tenha um elenco com essa característica, talvez seja mais viável o novo técnico fazer o feijão com arroz, sem mudar drasticamente neste primeiro momento.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes.