

Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
Campeonato foi muito equilibrado, mas a equipe do Filadélfia garantiu o título no critério de desempate.

Equipe do Filadélfia que disputou a competição (foto: Divulgação)
A equipe do Filadélfia foi a campeã do Campeonato Mineiro de Futebol de Mesa 12 Toques por Equipes, competição disputada no último sábado (27), no Oásis Clube, em Belo Horizonte. O título inédito foi conquistado no critério desempate.
A competição promovida pela Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais (FEFUMEMGE) contou com a participação de três equipes: Grêmio Mineiro/AABB (Belo Horizonte), Tupi (Juiz de Fora) e Filadélfia (Governador Valadares). Por conta de uma mudança de data que se fez necessária, anteriormente o campeonato aconteceria em julho, outras equipes não puderam participar na nova data.
A fórmula de disputa foi um triangular entre as equipes. Cada confronto entre as equipes teve quatro rodadas com quatro jogos, ou seja, cada equipe fez 16 jogos em por confronto. A somatório dos pontos, levando em conta que a vitória valia três pontos, empate um ponto e derrota não pontuava, definia o placar dos confrontos.
No primeiro duelo, o Tupi venceu o Grêmio Mineiro/AABB por 31 a 16. No segundo confronto, o Grêmio Mineiro/AABB derrotou o Filadélfia por 23 a 20. Já no último confronto, o Filadélfia bateu o Tupi por 29 a 14.
O campeão foi definido no critério de desempate de saldo de pontos, já que cada equipe venceu um confronto. O Filadélfia teve um saldo de 12 pontos, o Tupi ficou zerado, enquanto o Grêmio Mineiro/AABB terminou com um saldo negativo de 12 pontos.
Nos 32 jogos que o Filadélfia disputou (16 em cada confronto), a equipe valadarense venceu 13, empatou 10 e perdeu nove. A equipe foi composta pelos botonistas Roberto Amaral, Breno Coelho, Euler Fernandes, Fernando Viana e Marcel Maia.

Oásis Clube foi a sede da competição (foto: Divulgação)
Roberto Amaral é o líder da equipe do Filadélfia. Ele lembra que em 2023, o Filadélfia foi campeão da Série Prata, a segunda divisão da competição. Ano passado não deu para participar, mas esse ano o Filadélfia voltou a participar e conquistou o título inédito. Além disso, os botonistas que compõe a equipe tem se destacado nas competições individuais.
Roberto Amaral celebrou a conquista do título que tem um significado importante. “É uma conquista de todos nós, de abnegados a uma modalidade onde passamos por muitos acasos das pessoas e de preconceito dentro e fora das mesas. É uma conquista da superação, dedicação a modalidade, onde veio coroar um trabalho que vem sendo feito desde 2021. O Filadélfia nos acolheu e deu todo o respaldo para que pudéssemos competir em alto nível”, disse.
O botonista valadarense considera que a conquista coroou quem mais se dedicou e treinou para a competição, com treinos todas as semanas e com o pensamento em melhorar sempre.
“O título é inédito para Valadares, para o Leste Mineiro, para o Clube do Botão e principalmente para o Filadélfia. Agora vamos nos preparar para representar Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de Equipes em 2026, onde já estamos entre as melhores do país”, finalizou.
Até o fim do ano, os botonistas do Filadélfia devem participar da etapa final do Campeonato Mineiro de Futebol de Mesa 12 Toques Individual, competição que será realizada nos dias 25 e 26 de outubro, em Varginha. Depois tem a etapa final do Desafio Vitória-Minas, de 8 a 9 de novembro, em Vila Velha.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes.