Escalada, uma opção de esporte e lazer

The following two tabs change content below.

A Ibituruna é uma das opções para uma boa escalada

Breno Coelho em ação na Ibituruna (foto: Friends Adventure/Divulgação)

Em Governador Valadares existe uma turma que desenvolve projetos, promove eventos e presta serviços em atividades de aventura na natureza. A Friends Adventure é composta por uma equipe de profissionais graduados em Educação Física responsáveis pela execução dessas atividades, sendo uma delas a escalada.

Breno Coelho, um dos sócios da Friends Adventure, explicou as diferentes vertentes da escalada. “Existem vários tipos de escalada que oferecem diferentes tipos de desafios, podendo variar de acordo com a altura da atividade: Escalada em Boulder, Escalada Esportiva, Escalada Clássica e Big Wall. Existe também a variação de superfície da estrutura, como escalada em rocha, escalada em gelo. Outra variação é de acordo com o local onde se pratica a escalada, por exemplo, alpinistas são aqueles que praticam a escalada nos Alpes. Aqui no Brasil, nosso ambiente é a Montanha, então somos montanhistas. Pode acontecer de uma expedição durar dias, assim, água e comida precisam ser muito bem planejadas, pois não podem faltar, com o cuidado de não levar em excesso, pois isso se torna peso extra pra ser carregado”, disse.

Sobre os equipamentos que são usados na prática da escalada, Breno Coelho listou alguns desses que são essenciais, além de ressaltar a importância de uma boa preparação antes de iniciar uma expedição. “Cada tipo de escalada requer técnicas e equipamentos específicos para sua prática, onde alguns podem ser usados em mais de um tipo dentre as possibilidades. Numa escalada podemos usar cordas e nós específicos, baudrier (cadeirinha), capacete, sapatilhas, mosquetões, fitas, freios, carbonato de magnésio. Para se tornar um praticante de escalada, é importante seguir alguns passos. Um bom curso é fundamental para praticar com segurança um esporte que nos oferece o que chamamos de “risco calculado e assumido”, pois conhecer teórica e praticamente os equipamentos e procedimentos, permite ao escalador uma prática segura. As condições climáticas são determinantes durante o planejamento da escalada, respeito total à Mãe Natureza. Em novembro do ano passado abortamos uma expedição devido ao mal tempo”.

A escalada requer cuidado e os equipamentos de segurança são essenciais (foto: Friends Adventure/Divulgação)

A Ibituruna é uma das possibilidades de escalada na região, mas Breno Coelho citou outros locais próximos que proporcionam uma boa escalada. “Nossa região tem a Ibituruna que nos permite isso. Em outros locais próximos, a escalada  já existe como prática do cotidiano, Ipatinga, Santana do Paraíso e São José do Divino, são alguns exemplos”.

Segundo Breno Coelho, a escalada é muito mais que só adrenalina, pois ela traz benefícios para o praticante. “A escalada trabalha aspectos físicos como força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e consciência corporal. Aspectos psicológicos também são trabalhados, como autocontrole, organização, coletividade, raciocínio rápido sob pressão e autoconfiança”, concluiu.

De acordo com Breno Coelho, a Friends Adventure já está em fase de planejamentos para os eventos de 2018, então fiquem ligados na página https://www.facebook.com/friendsadventuregv/, é lá que serão divulgadas as datas das atividades.

fabio-eustaquio-velame-silva

Por Fábio Velame - fabio@gvesportes.com.br

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).