Domingo é dia de Taça Brasil Copa Big Mais de Mountain Bike & Trail Run

The following two tabs change content below.

Evento contará com a participação de 778 atletas.

Os atletas do mountain bike competirão na modalidade XCO (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

A tradicional prova da Taça Brasil Copa Big Mais de Mountain Bike & Trail Run será realizada neste domingo (12), no circuito do Trilhas Bar, em frente ao Parque Municipal de Governador Valadares. Após o encerramento das inscrições, foram confirmados 778 atletas na disputa.

A modalidade em disputa na prova de mountain bike será o XCO (Cross Country Olímpico). A competição distribuirá pontos para os rankings da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Mineira de Ciclismo (FMC) e na Union Cycliste Internationale (UCI).

O presidente da Associação Ciclística do Vale do Rio Doce e líder da equipe LZN Garage Bike, Luiz Filho, explicou como é a dinâmica do XCO e a característica da pista do evento.”O XCO tem uma pista feita usando os recursos naturais e as vezes até construindo algo. O percurso será de 4 quilômetros e cada categoria tem um número de voltas pré-determinada. Os ciclistas vão passar por uma Rock Garden e terá subidas técnicas mais curtas que exigem bastante explosão muscular. O atleta tem que estar bem condicionado fisicamente, pois será uma prova muito pesada. É muito bom ter um evento como esse em Governador Valadares, que também dará pontos para o ranking internacional. Vale destacar que durante a prova, existirão pontos de apoio de hidratação e mecânica. A LZN Garage Bike estará auxiliando a galera que for participar do treino de reconhecimento da pista no sábado e na prova de domingo”, disse.

O Trail Run entrou na programação do evento em 2015 e permanece até hoje (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Já o Trail Run será disputado em dois percurso, 4 e 8 quilômetros. O atleta Luiz Souza participou do treino de reconhecimento da pista feito no dia 19 de abril. Ele revelou as características e dificuldades que os competidores vão encontrar. “O percurso exige muito do atleta por ser bem acidentado. Para o atleta de alto rendimento, se torna até perigoso, porque geralmente ele está preparado para fazer forte e tende a não diminuir o ritmo no locais acidentados. A altimetria não seria um problema, pois treinamos para isso. A dificuldade maior é justamente no piso onde há muitas pedras, raízes, buracos, riachos e desníveis. Realmente será uma prova bem difícil e o atleta terá que ter muita paciência e cautela para evitar lesões. Todo cuidado é pouco. Os atletas de ponta encontrarão dificuldades para fazerem as ultrapassagens, pois não há espaço, e já na segunda volta irão se depararem com os retardatários da caminhada. Para aqueles iniciantes já fica mais tranquilo, pois os mesmos pensam fazerem um estilo passeio e farão o percurso caminhando”.

A largada do Trail Run será às 7 horas, com a cerimônia de premiação prevista para começar às 9h50. O mountain bike terá duas largadas. A primeira às 9 horas, com as categorias Infantojuvenil (Masculino e Feminino), Juvenil (Masculino e Feminino), Júnior Feminino, Máster C1, Máster C2, Máster D1, Máster D2, Máster Feminino (A, B e C), PNE, Sport (Masculino e Feminino), Peso Pesado e Segurança Pública. A segunda largada acontecerá às 11 horas, com as categorias Elite (Masculino e Feminino),  Júnior Masculino, Sub-30, Máster (A1, A2, B1 e B2) e Expert. A cerimônia de premiação do mountain bike está prevista para começar às 14 horas.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br)

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).