Villa Nova sofre derrota no TJD-MG e vaga da série D do Brasileirão continua com o Democrata

The following two tabs change content below.

Apesar da derrota, imbróglio continua e a diretoria do clube de Nova Lima deve recorrer ao STJD, última instância

Vaga da série D do Brasileirão para o Villa Nova ou Democrata deve ser decidida no STJD (foto: Juninho Nogueira/De Olho no Lance)

O Democrata segue com a vaga na série D do Brasileirão de 2023, após decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). O Villa Nova que pleiteia a vaga perdeu por quatro votos a um. A sessão ordinária foi realizada na noite de ontem (9), na sede da Federação Mineira,  A tendência é que o clube de Nova Villa Nova recorra ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O imbróglio iniciou quando o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, confirmou no programa “Bastidores” da Rádio Itatiaia, que a última vaga na série D ficaria com o Democrata (campeão do Troféu Inconfidência) e não com o Villa Nova. As outras duas vagas para a Série D do Brasileirão ficaram com Athletic e Caldense, que foram semifinalistas do Campeonato Mineiro.

O Troféu Inconfidência foi competição que teve na disputa os clubes que ficaram entre 5º e 8º lugar do Campeonato Mineiro e a Pantera ficou com o título ao vencer o Tombense na final de jogo único, no Mamudão, por 1 a 0. Inclusive, nas semifinais, o Democrata eliminou o Villa Nova.

O clube de Villa Nova entrou na briga, pois ao final da primeira fase do Campeonato Mineiro ficou em sexto lugar, à frente do Democrata, que terminou em sétimo. Na época, foi postado nas redes socais do Leão que o clube havia conquistado a vaga na série D do Campeonato Brasileiro, inclusive, a FMF também fez uma postagem parabenizando o Villa Nova pela conquista da vaga para a competição nacional, mas o post foi editado após o fim do Troféu Inconfidência.

O Villa Nova alega que o regulamento não fala especificamente sobre o Troféu Inconfidência interferir na classificação final do Campeonato Mineiro. Após a homologação da FMF, considerando os resultados do Troféu Inconfidência, o Villa Nova de sexto lugar foi para oitavo lugar.

Em postagem nas redes sociais do Democrata, o diretor de futebol Edvaldo Soares comemorou a vitória no TJD-MG. “Nós já esperávamos que íamos conseguir, pela confiança que temos na justiça e pelo que conquistamos dentro de campo. Eles entraram forçando a barra e a justiça foi feita. Estávamos muito tranquilos com relação à essa situação”, disse.

Villa Nova contesta decisão

Em entrevista ao Portal do Villla Nova, o presidente do clube de Nova Lima, Bruno Sarti, disse que não ficou satisfeito com o resultado no TJD-MG e ressaltou que deve ir até a última instância para o Leão ficar com a vaga na série D. “O resultado aqui no pleno do TJD não foi o que esperávamos. Não só na minha, mas também na opinião de grandes juristas, o mérito da questão não foi julgado ontem. As classificações circunstanciais dos últimos campeonatos foram parâmetros de comparação para a votação de ontem, o que na nossa visão é um erro crasso. Como já falei em outras ocasiões reitero: Nossa diretoria tem convicção que a vaga na Série D é do Villa. Estamos sim um pouco frustrados com o resultado. Foi tudo feito da melhor maneira possível, mas infelizmente em algumas situações o imponderável impera. Não se pode ter o controle de tudo. Continuamos na luta, focados pra tentar reverter no STJD. Trabalhando para possibilitar a abertura do recurso no Rio.”

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).