Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Valadares Esporte Clube sofre goleada em sua estreia no Campeonato Mineiro de Futebol Feminino - 14-09-2024 20:03
- Valadares Esporte Clube estreia no Campeonato Mineiro de Futebol Feminino neste sábado - 12-09-2024 17:48
- Iago Rangel Jiu-Jítsu Team conquista cinco títulos no 3ª JJFA em Belo Horizonte - 10-09-2024 22:22
Evento de pré-lançamento será realizado na 2ª edição da Festa Literária de Governador Valadares (Fli-GV). Já o lançamento oficial acontecerá no Centro Cultural Nelson Mandela e no estádio José Mammoud Abbas
Lançamento oficial do livro “Chico Duro, o craque” será nesta semana em Governador Valadares (foto: divulgação)
Autor do livro “Chico Duro, o craque”, o jornalista Marcelo Machado estará em Governador Valadares para os eventos que fazem parte do lançamento da obra. O pré-lançamento será na quinta-feira (19), na 2ª edição da Festa Literária de Governador Valadares (FliGV), no Auditório e Galpão do Colégio Franciscano Imaculada Conceição, às 20 horas. O lançamento será na sexta-feira (20), no Centro Cultural Nelson Mandela, às 18h30. Já no domingo (22), haverá mais uma sessão de apresentação do livro durante as finais da Copa Dente de Leite Hormando Leocádio e do Campeonato Amador, no Estádio José Mammoud Abbas, a partir das 8 horas.
Nascido em Governador Valadares, Marcelo Machado espera que a obra contribua para a manutenção da história da cidade: “Sinto que, com este trabalho, estou dando uma singela contribuição para a preservação da memória de Governador Valadares. Embora a trajetória do meu pai seja o fio condutor do livro, a obra traz uma contextualização que permite recuperar a história de Valadares em diversas áreas: política, cultura, esporte, comportamento. O livro tem esta função de resgatar a história e casos, contribuindo de forma modesta para preservação da memória da cidade e de um personagem local”.
Na estreia como escritor, o autor revela a sensação de ver o livro sendo lançado. “É uma sensação sobretudo encorajadora, porque, como jornalista, sempre tive uma grande vontade de escrever livros. E, em função da profissão ser estressante e exigir muito da gente no dia a dia, eu nunca encontrava tempo para poder me dedicar. Não é fácil escrever um livro. Este me tomou pouco mais de dois anos. Vejo que esse trabalho vai abrir portas para novas ideias e projetos literários que eu tenho. Preciso apenas ordená-los para, se Deus quiser, realizar cada um deles.”
O livro “Chico Duro, o craque” tem como personagem principal o pai de Marcelo Machado, o ex-jogador Chico Duro, que gostou de ter as histórias eternizadas. “Meu pai ficou muito feliz quando eu mencionei este plano. Houve um certo momento que eu tive de interromper o trabalho, porque estava sem tempo. Meu pai me cobrava como estava o andamento do livro, acho que ele queria mesmo eternizar esses casos, essas histórias. Mais do que um excelente jogador de futebol, ele é um contador de histórias.”
O livro de Marcelo Machado tem como principal personagem o seu pai, o ex-jogador Chico Duro (foto: divulgação)
O livro foi publicado pela editora Ramalhete, de Belo Horizonte. Com 232 páginas e 32 capítulos, livro ainda reserva uma galeria de fotos de Chico Duro, numa compilação da infância e adolescência aos dias de hoje. O personagem principal estará presente com o autor da obra em todos os dias de apresentação do livro, que será comercializado por R$ 40.
Para a viabilizar a publicação do livro “Chico Duro, o craque”, Marcelo Machado, além de realizar uma vaquinha virtual, teve o patrocínio da Confeitaria Vitória. Já para os eventos de apresentação do trabalho, ele conta com o apoio da Prefeitura de Governador Valadares e da Casa Glória, que fornecerá um coffee break no dia do lançamento oficial.
Chico Duro brilhou no futebol amador valadarense nas décadas de 1950 e 1960 com as camisas do Ilusão, Pastoril e Democrata.