Livro “Chico Duro, o craque” lançado em Governador Valadares

The following two tabs change content below.

Evento de lançamento oficial aconteceu no Centro Cultural Nelson Mandela

Chico Duro e Marcelo Machado no lançamento oficial do livro no Centro Cultural Nelson Mandela (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

O jornalista valadarense Marcelo Machado passou pela cidade natal para lançar o livro “Chico Duro, o craque”. A obra conta um pouco da vida de seu pai, o ex-jogador Chico Duro, que além de ter brilhado nos campos com as camisas do Ilusão, Pastoril e Democrata, é considerado por muita gente um grande contador de histórias. O lançamento oficial aconteceu no Centro Cultural Nelson Mandela, na última sexta-feira (20). O pré-lançamento do livro foi um dia antes (21), na 2ª edição da Festa Literária de Governador Valadares (Fli-GV), evento realizado no Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Já no último domingo (23), durante a final do Campeonato de Futebol Amador de Governador Valadares, no estádio José Mammoud Abbas, houve também uma apresentação da obra para o público.

O ex-jogador Luisinho marcou presença no lançamento oficial do livro e deu o seu testemunho sobre a qualidade de Chico Duro como jogador. “Eu acredito que ao lado de alguns outros nomes, ele nasceu em uma época diferenciada, porque se jogasse hoje, certamente seria milionário. Eu acompanhei em vários momentos o Chico pelos gramados e também atuei com ele no Esporte Clube Democrata. O Chico tratava a bola como poucos, eu costumo dizer que esses jogadores de hoje que se preocupam mais com o visual do que com o próprio futebol, sequer poderiam ser coadjuvante de jogadores como o Chico Duro, Tuca, Carioca, Joel, Valtinho e outros mais. O Chico jogava o verdadeiro futebol”, disse.

O filho e autor do livro, Marcelo Machado, ficou contente com a presença de amigos no lançamento do livro. “Lançar o livro em Governador Valadares dá todo o sentido ao trabalho, pois o Chico Duro é um personagem valadarense. Pude compartilhar esse momento de alegria com essa gente querida da cidade, pessoas que conhecem a história do meu pai e que certamente vão conhecer ainda mais por causa do livro. Fico muito feliz de ter sido prestigiado, pelos amigos e também pelo prefeito André Merlo. Tenho certeza que eu dei uma pequena contribuição para a preservação da memória da cidade”.

Chico Duro e Luisinho durante o evento de lançamento oficial do livro (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

GV Esportes no lançamento oficial do livro (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Chico Duro autografando um livro no qual é o personagem principal (foto; Fábio Velame/GV Esportes)

Marcelo Machado também autografou os livros no dia do lançamento oficial (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Chico Duro e Marcelo Machado ao lado do prefeito André Merlo, na cerimônia de abertura da final do Campeonato de Futebol Amador de Governador Valadares (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Autor e personagem do livro também estiveram presentes no hall do estádio José Mammoud Abbas (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Para viabilizar a publicação do livro “Chico Duro, o craque”, Marcelo Machado, além de realizar uma vaquinha virtual, teve o patrocínio da Confeitaria Vitória. Já no evento de lançamento oficial, contou com o apoio da Prefeitura de Governador Valadares e da Casa Glória, que forneceu um coffee break. O livro foi publicado pela editora Ramalhete, de Belo Horizonte. Com 232 páginas e 32 capítulos, o livro tem uma galeria de fotos de Chico Duro, numa compilação da infância e adolescência aos dias de hoje. Marcelo Machado também realizará um evento de apresentação do livro em Belo Horizonte, mas com data e local ainda não definidos.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).