Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Liga Futsal GV 2024 começa nesta segunda-feira - 08-09-2024 18:41
- Futsal feminino do Nelson de Sena pronto para o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 - 06-09-2024 10:35
- Abertura oficial do JEV 2024 será realizada nesta quinta-feira - 04-09-2024 11:23
As meninas do módulo I (12 a 14 anos) e do módulo II (15 a 17 anos) conquistaram o título estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais
Mais dois títulos para a galeria da E.E. Professor Nelson de Sena (foto: arquivo pessoal Michaelen Martins)
A fase final dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) foi disputada em Uberaba, entre 30 de julho e 4 de agosto. As equipes de futsal feminino módulo I (12 a 14 anos) e módulo II (15 a 17 anos) da E.E. Professor Nelson de Sena mativeram a hegemonia e foram campeãs. Com a conquista na fase final dos JEMG, as duas equipes estão classificadas para os Jogos Escolares da Juventude.
Módulo I
A quadra do quadra do CEMEA Boa Vista foi o palco das disputas da categoria módulo I e as meninas da E.E. Prof. Nelson de Sena Governador Valadares dominaram a competição. Para chegar ao título, a equipe valadarense disputou cinco jogos, vencendo todos eles. Com uma artilharia pesada, marcou 35 gols e sofreu apenas 5.
Nos três jogos que realizou contra os adversários do grupo B, a equipe valadarense venceu com tranquilidade. Goleou por 8 a 0 o time da E.M. Hugo Pinheiro Soares (Belo Horizonte); venceu por 6 a 2 a equipe da E.E. Abílio Caixeta de Queiroz (Patos de Minas) e derrotou por 3 a 0 o time da E.M. Professora Geni Chaves (Uberaba).
Na semifinal, passou por cima da equipe da E.E. Maria Lina de Jesus (São José do Alegre) aplicando sonoros 10 a 0. Já na decisão do título, reencontrou o time da E.E. Abílio Caixeta de Queiroz (Patos de Minas) e venceu por 8 a 3.
A equipe de futsal feminino módulo I da Escola Estadual Professor Nelson de Sena foi composta pelas atletas Gabrielly Ribeiro, Kamila Silva, Isabelle Soares, Jamilly Helena, Raissa Nascimento, Patrícia Cristina, Fillipha Rodrigues, Yasmin P. de Aguiar, Raíssa Luine e Luiza Siria.
Módulo II
Nas disputas do módulo II que aconteceram no Ginásio Centro Olímpico, a equipe do módulo II da E.E. Professor Nelson de Sena disputou cinco jogos, venceu quatro e empatou um. na campanha do título, as meninas da escola valadarense marcaram 30 gols e sofreram 8.
Compondo o grupo B, a equipe da E. E. Professor Nelson de Sena estreou goleando o time da E.E. Dr. Virgílio de Melo Franco (Paracatu) por 11 a 1. Na segunda partida, fez 3 a 0 na equipe do Colégio Sólido Médio (Montes Claros). Na última rodada dentro do grupo, ficou no empate de 2 a 2 com o time da E.E. Dulce Ferreira de Souza (Passos).
Na semifinal, derrotou com tranquilidade a equipe da E.E. Fernando Otávio (Pará de Minas) por 9 a 3. Já na grande final, novo duelo com o time da E.E. Dulce Ferreira de Souza (Passos) e mais uma vitória, dessa vez por 5 a 2.
A equipe de futsal feminino módulo II da Escola Estadual Professor Nélson de Sena foi composta pelas atletas Bruna Luiza, Francyne dos Santos, Amanda Kevini, Izabella Munhem, Thayane da Silva, Ana Luiza, Mariana Dias, Karolayne Belizário, Raissila Gomes, Brittany de Oliveira e Eva Cristina.
Fala treinador!
O técnico Munir Saygli comandou as duas equipes da E.E. Professor Nelson de Sena desde a etapa microrregional dos JEMG. Nas disputas da fase estadual, ele destacou a campanha espetacular das meninas do módulo I . “O módulo I teve uma campanha irretocável, sendo muito superior diante das outras equipes. Vencemos de forma tranquila os times de Belo Horizonte, Patos de Minas e Uberaba dentro do nosso grupo. Fizemos uma semifinal bem tranquila contra a equipe de São José do Alegre e vencemos com um placar dilatado. Na final, esperávamos pegar o time de Montes Claros, que era uma equipe muito boa, mas com o tropeço na semifinal, enfrentamos novamente o time de Patos de Minas. Na decisão, desde o início fomos melhores, sempre assumindo o controle do jogo e vencemos mais uma vez. Na campanha vitoriosa, destaco a nossa goleira Luiza, a Gabrielly pela tranquilidade e organizou da equipe e a Kamila pela velocidade, força e chutes de meia distancia, além dos muitos gols que marcou”, disse.
Munir Saygli também destacou as meninas do módulo II, mas revelou que a conquista foi um pouco mais difícil. “A gente teve uma fase de grupos mais difícil, tirando a estreia contra Paracatu que vencemos com muita tranquilidade. A vitória contra o time de Montes Claros foi em uma partida muito dura. No empate contra Passos pela última rodada do grupo, foi um jogo que ambas as equipes pouparam jogadoras, já que as duas já estavam classificada para a semifinal. Contra o time de Pará de Minas na semifinal, dominamos o jogo todo e vencemos. Já na final encontramos a equipe de Passos novamente. Tomamos um gol logo no primeiro minuto de jogo, mas tivemos tranquilidade para empatar e virar por 2 a 1 ainda na primeira etapa. No segundo tempo mantivemos um jogo de muita força física, intensidade e velocidade, e aí conseguimos sobressair. Fizemos 5 a 1 e só no finalzinho tomamos o segundo gol”.
Munir Saygli explicou que todo o grupo foi importante, mas ressaltou o papel fundamental de duas atletas. “A equipe no geral foi muito bem, a exemplo da Eva no gol, da Izabella e da Mariana, que também faziam parte do time titular, além da Thayene, uma atleta que sempre reveza com as titulares. Gostaria de destacar principalmente a Amandinha, que já havia sido campeã ano passado dos JEMG e do brasileiro escolar ano passado. Novamente ela jogou demais e esse ano assumiu a responsabilidade como capitã. Também ressalto a participação da Karolayne, que estava com uma lesão e nos últimos 15 dias de preparação fez apenas fisioterapia. Poupei o máximo que eu pude, e só a coloquei no segundo jogo da fase de grupos, em um pedaço da semifinal e depois na final. Ela fez gols importantíssimos, inclusive balançou as redes por 3 vezes na final”.
Projeto Meninas com brilhos nos olhos
As atletas das equipes de futsal feminino da E.E. Professor Nelson de Sena também fazem parte do projeto Meninas com brilhos nos Olhos, que atua em Governador Valadares há mais de 20 anos. Dentro do projeto, existem as equipes de competição que levam o nome de Filadélfia/Univale/Valadares. Munir Saygli contou que o trabalho é forte e o foco agora é nos desafios que estão por vir. “Mantivemos a hegemonia nos JEMG e mostramos que o nosso trabalho continua forte. Em novembro estaremos em Natal para disputar o brasileiro escolar com as duas equipes da E.E. Professor Nelson de Sena. Na temporada de 2018, ainda vamos disputar o Jogos do Interior de Minas (JIMI), Taça Brasil (sub-20 e adulto) e o Campeonato Mineiro”, finalizou.