Curso básico de atletismo escolar em Governador Valadares

The following two tabs change content below.

O curso contou com a participação de 55 pessoas, entre professores de educação física, estudantes e atletas.

Estação Olímpica foi o palco do curso básico de atletismo escolar (foto: Anselmo Nunes/Departamento de Esportes SMCEL)

O curso básico de atletismo escolar foi realizado entre os dias 23 e 24 de fevereiro, na Estação Olímpica, em Governador Valadares. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL) e Conselho Municipal de Esportes (CMES), o evento foi considerado um sucesso pela organização. Entre professores de educação física, estudantes e atletas, o curso contou com a participação de 55 pessoas, de Governador Valadares e região.

O curso foi ministrado pelo Coordenador de Atletismo da Usipa e Árbitro da FMA, Sildemar Estevão Venâncio, também conhecido como “Biga”. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as diversas modalidades do atletismo, as dinâmicas dos esportes e suas aplicações no contexto escolar. No curso, foi passado o desenvolvimento de técnicas de corridas curtas, corridas com barreiras, corridas de revezamento, salto em distância, salto triplo, arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, lançamento de martelo, além das regulamentações de cada uma das modalidades.

 

Parte teórica do curso aconteceu na escola Municipal Octavio Soares Ferreira, anexo à Estação Olímpica (foto: Roberto Mendes/SMCEL)

Alunos na aula prática da corrida de revezamento e passagem do bastão (foto: Roberto Mendes/SMCEL)

Momento da aplicação das técnicas de lançamento de dardo (foto: Anselmo Nunes/Departamento de Esportes SMCEL)

Biga dando instruções aos alunos na Estação Olímpica (foto: Anselmo Nunes/Departamento de Esportes SMCEL)

Foto oficial com todos os participantes no final do curso (foto: Roberto Mendes/SMCEL)

A professora de educação física da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, Amanda Caroline D’ La Costa Vieira, destacou a importância da capacitação adquirida no curso. “Foi de suma importância para minha vida profissional, além de trazer à memória aquilo que aprendemos dentro da faculdade. Também trouxe novas formas de implementar o atletismo dentro do contexto escolar, de forma compreensível aos alunos, tanto nas atividades diárias, quanto no que concerne a participação e preparação para competições escolares, como nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG)”, disse.

A professora ainda revelou a possibilidade de aplicar o atletismo na escola. “A aplicação no Colégio Estadual é plausível e possível, mesmo diante da infraestrutura precária que a escola apresenta. Já aplicava o atletismo antes, mas o curso abriu um leque de possibilidades para otimizar a formação dos alunos na modalidade”, finalizou.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).