Projeto CFA une jovens que buscam o sonho no futebol

The following two tabs change content below.
Por Fábio Velame - fabio@gvesportes.com.br

Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)

Trabalho já rendeu frutos com títulos regionais e jogadores aproveitados em equipes profissionais.


Equipe do CFA foi campeã do Campeonato Regional sub-20 recentemente (foto: Arquivo Pessoal Wander Santos)

Por Diego Dunga (Valadarense e Jornalista)

Idealizado em 2015 pelos ex-jogadores do Democrata Fabinho e Wandinho (que treinou a Pantera nesta temporada pelo Módulo 2 do Campeonato Mineiro), o projeto de categoria de base de futebol CFA – Centro de Formação de Atletas, segue com o objetivo de formar novos atletas para a região e, atualmente, para o principal clube da cidade: o Esporte Clube Democrata. Além disso, o trabalho busca orientar os jovens das categorias sub-17 e sub-20 em cidadãos.

O ex-jogador e treinador, Wandinho, explica a origem do trabalho e os principais objetivos do CFA para o esporte na cidade. “O CFA começou em 2015 comigo e com o Fabinho. Depois que o Fabinho seguiu o caminho dele como empresário, fiquei aqui para desenvolver o projeto. Quando cheguei aqui na cidade, não tinha muita coisa para os jovens e, muitos atletas que vi e achava que teria uma chance de se tornar profissional, acabou não dando nada. Fiquei chateado com aquilo. O CFA também participa na sociedade como uma forma de tirar os jovens de caminhos errados e dar a eles a esperança de achar no futebol alguma coisa que levem para a sua vida como algo bom. Nos preocupamos em formar não só o atleta, mas também o cidadão”.

Wandinho comentou como funciona a parceria com a Pantera na formação de novos jogadores.“Começamos no Coopevale, passamos pelo Internacional e hoje estamos no Democrata, onde foi feito a parceria para voltar a escolinha do clube. Me orgulho muito em ver o nosso símbolo, o Leão, junto com a camisa da Pantera na categoria de base, já é uma vitória. Atuamos no Democrata com as categorias sub-17 e sub-20, em torno de 30 a 40 jovens e a tendência é crescer. Temos feitos reuniões com a diretoria para que possamos fazer algo ainda maior”.

Wandinho com os troféus já conquistados pelo CFA (foto: Arquivo Pessoal Wander Santos)

Wandinho destaca que o CFA tem ótimo retrospecto em competições regionais de categorias de base e já planeja participar de torneios estaduais como o Campeonato Mineiro, representando o Democrata. “Até agora, disputamos esse ano só a Copa Sub-20 Regional, até porque estava na equipe profissional do Democrata junto com alguns atletas do próprio CFA. Dentro da categoria, disputamos três campeonatos e fomos campeões de todos os três, inclusive fomos campeões invictos dois anos consecutivos. Ano que vem, pretendemos disputar as competições estaduais de base como o Campeonato Mineiro e outras que surgirem”.

Apesar da parceria, Wandinho busca apoio de empresários e da sociedade para o crescimento do projeto. “A gente sempre procura o apoio da cidade, porque não é fácil. Tudo é muito, para viajar e para jogar. Para um jogo, por exemplo, ali no distrito de Pontal, é R$ 400 só para o transporte. Para fazer campeonato fora da cidade, é ainda mais pesada. Precisamos que alguém que goste de futebol, que quer fazer alguma coisa para os jovens da cidade, nos dar esse apoio como o Democrata tem feito. O nosso objetivo é ampliar para as categorias sub-13 e sub-15”, concluiu.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br)

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).