1ª Exposição Fragmentos do Esporte resgata história do esporte valadarense

A mostra vai até o dia 10 de agosto e ficará exposta na Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi

Luizinho é o coordenador do projeto Pingo D’água e disponibilizou muita coisa de seu acervo para a exposição (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

A 1ª Exposição Fragmentos do Esporte teve seu início na noite de terça-feira (12), em uma cerimônia de abertura com a presença de diversas personalidades que marcaram o esporte valadarense, de autoridades municipais, além da apresentação musical da Banda Lira 30 de Janeiro. A mostra conta com um acervo de fotos, objetos, troféus e artigos sobre atletas e times que fizeram história em Valadares.

A exposição vai até o dia 10 de agosto e estará disponível na Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi, no Centro Cultural Nelson Mandela. O horário será de 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados de 8h às 12h.  A organização é do Projeto Pingo D’ Água, com a realização da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).

O coordenador do Projeto Pingo D’água, Luiz Alves Lopes, também conhecido como Luizinho, destacou a oportunidade da exposição em conjunto com a SMCELT. “Fiz muita amizade nessa minha vivência no esporte e por onde passei tive companheirismo e respeito. Consegui armazenar muita coisa, mas infelizmente nas duas últimas enchentes perdemos muito material. A exuberância dessa exposição é mérito total da SMCELT, que viu o nosso material e se envolveu de corpo e alma. Vamos continuar mostrando a história do esporte valadarense e grande parte deste material seguirá para a sede do Pingo D’água”, disse.

Primeiro dia de visitação contou com a presença de muitas pessoas incluindo ex-atletas (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Luizinho explica que o Projeto Pingo D’água é uma extensão do encontro de ex-boleiros que acontece anualmente. Objetivo do projeto é dar assistência a ex-esportistas que estão em vulnerabilidade social. Em seu discurso na abertura da exposição, ele ressaltou que muitas vezes a ajuda para algum colega chegou tarde e deseja que o Pingo D’água faça diferença na vida dessas pessoas que precisam um suporte.

“O tempo passa e a triste constatação é que existe um percentual altíssimo de pessoas que vivenciaram o esporte e que agora estão em vulnerabilidade social.  É uma questão de gratidão, reconhecimento e de mão estendida. Já temos 17 anos que organizamos anualmente o encontro dos boleiros e com o passar do tempo  o grupo entendeu que algo mais deveria ser feito. Passamos a dedicar recursos arrecadados para instituições filantrópicas da cidade. O Pingo D’água na informalidade faz alguma coisa e quando registrado pode fazer muito mais. Dia 28 de agosto temos uma assembleia convocada para o Pingo D’água ser registrado, não para ser apenas mais um projeto, mas que venha fazer a diferença na vida de muitos”.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, reforçou a importância da mostra que resgata a história do esporte valadarense e também do papel importante que o Projeto Pingo D’água exerce. “A gente trabalha na sinergia de duas grandes áreas da secretaria, que é a Cultura e Esporte. O esporte foi sempre foi muito forte no município e já rendeu grandes nomes. A exposição tem esse objetivo de resgatar a trajetória desses atletas e do esporte da cidade e também chamar atenção para um projeto social, o Projeto Pingo D’água. A exposição é um momento de valorizar quem passou pelo esporte, mas também chamar atenção para queles que precisam de ajuda”.

Kevin Figueiredo no primeiro dia da exposição (foto: Roberto Mendes/Mural Fotográfico/SMCELT)

O prefeito André Merlo também esteve na abertura oficial da mostra (foto: Roberto Mendes/Mural Fotográfico/SMCELT)

Fotos e troféus do acervo do Democrata também estão na mostra (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br)

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).