Futsal feminino de Valadares brilha e fatura o título da Taça Valadares de Futsal 2022

The following two tabs change content below.
Por Fábio Velame - fabio@gvesportes.com.br

Equipe valadarense confirmou o favoritismo e levou  o troféu de campeão

Além do troféu de campeão, a equipe valadarense faturou todas as premiações individuais (foto: Roberto Mendes/SMCELT/Mural Fotográfico)

A equipe Filadélfia/Univale/Valadares, que faz parte do Projeto Meninas com Brilhos nos Olhos, conquistou mais um título no último final de semana. As meninas de Valadares foram campeãs da Taça Valadares de Futsal ao vencer Salinas na final por 8 a 3, jogo disputado no último sábado (5), no Ginásio Poliesportivo Arnóbio Pitanga, na Praça de Esportes, em Governador Valadares. Foi o segundo título da competição para a equipe valadarense, que já havia vencido a edição de 2019.

Trajetória até o título 

A campanha da equipe valadarense começou nos dias 21 a 23 de outubro, na etapa classificatória, em Governador Valadares.  Foram três vitórias nessa etapa: 9 a 2 sobre Itambacuri; 9 a 0 diante de Pedra Azul; e 4 a 0 contra Ipatinga. Os resultados credenciaram a equipe Filadélfia/Univale/Valadares para a fase final.

Semifinal e final

Já na semifinal, que foi disputada no último sábado (5), no Ginásio Poliesportivo Arnóbio Pitanga, na Praça de Esportes, a equipe Filadélfia/Univale/Valadares derrotou o time de Santo Antônio do Rio Baixo por 4 a 0.

No mesmo dia, a equipe valadarense enfrentou Salinas na final. Mostrando domínio desde o início da partida, as meninas de Valadares sacramentaram a conquista do título com uma vitória de 8 a 3.

Para chegar na final, a equipe valadarense bateu o time de Santo Antônio do Rio Abaixo (foto: Roberto Mendes/SMCELT/Mural Fotográfico)

O título da equipe valadarense veio com uma vitória na final sobre o time de Salinas (foto: Roberto Mendes/SMCELT/Mural Fotográfico)

A hegemonia da equipe valadarense também apareceu na cerimônia de premiação, pois ficou com todos os troféus de destaques individuais: Julia Dutra Xavier (atleta revelação), Ianni dos Reis (atleta destaque técnico), Rosilene Pereira (artilheira com 8 gols), Jennifer Beatriz (goleira destaque) e Munir Saygli (técnico destaque).

Fala capitã!

O futsal feminino foi integrado a Taça Valadares de Futsal em 2019, mas a competição em 2020 e 2021 não aconteceu devido a pandemia da covid. Já em dezembro de 2021, teve a Taça Valadares dos Campeões, torneio que também foi conquistado pela equipe valadarense. Desde então, a equipe não competiu mais. Ianni dos Reis, capitã da equipe de Valadares fez um balanço sobre a campanha vitoriosa na Taça Valadares de Futsal 2022.

“Fizemos uma fase classificatória muito boa e no último jogo conseguimos nos classificar com uma vitória sobre o time de Ipatinga. Na semifinal enfrentamos Santo Antônio do Rio Abaixo, uma equipe que jogou bem fechadinho. Tivemos paciência e com toque de bola conseguimos abrir o placar. E aí quando vieram com goleiro linha ampliamos o placar. Já na final, a gente sabia que seria um jogo que Salinas viriam com tudo. Entramos ligadas na partida e fizemos um gol no início que deu tranquilidade. Depois disso controlamos bem o jogo até o fim”, disse.

Ianni ressalta a importância do título conquistado, já que ela vê a competição crescer a cada edição. “Foi muito importante a gente conseguir esse título. Acredito que a Taça Valadares está crescendo, já que tem alguns anos que o JIMI não é disputado. Acredito que a competição está se tornando grande e veio para ficar. Inclusive abriu para outras modalidades. Para a nossa equipe adulta foi importante, pois só tivemos essa competição para disputar esse ano. Intensificamos os treinos nas últimas semanas com o técnico Munir. As meninas que vieram de fora foram importantes para o grupo, juntamente com as meninas do sub-17, tanto que a Julia foi a revelação. Agradeço ao Guilherme Frossard por ter idealizado essa competição, os nosso patrocinadores, ao nosso prefeito André Merlo e ao secretário Kevin Figueiredo, que sempre apoiam as competições em nossa cidade”.

A equipe valadarense foi composta por Izabella Munhem, Ianni dos Reis, Rosi Pereira, Sarah Pimentel, Benícia Ferreira, Rebeca Oliveira, Gabrielly Ribeiro, Géssica Rodrigues, Karolayne da Silva, Steffany Rodrigues, Jennifer Beatriz, Yasmin Vitória e Julia Xavier, comandadas pelo técnico Munir Saygli e o auxiliar Carlos Henrique.

Masculino

Nas disputas do masculino, a equipe de Pedra Azul levou a melhor e ficou com o troféu de campeão ao derrotar o time de Ipatinga na final por 3 a 1. Quatro componentes de Pedra Azul ainda faturam premiações individuais: Carlos Alexandre Gonçalves (técnico destaque), Hugo Leonardo (atleta revelação), Rômulo Cardoso (atleta destaque técnico) e Yuri Silva (goleiro destaque).

Já o troféu de artilheiro ficou com um atleta da equipe de Valadares, Frederico da Silva, que fez cinco gols na competição.

Pedra Azul superou  o time de Ipatinga na final do masculino (foto: Leonardo Morais/Prefeitura de Valadares)

Taça Valadares de Futsal 2022

Na primeira fase da competição houve disputas em nove subsedes e teve a participação de 127 municípios, sendo 54 times femininos e 73 masculinos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br)

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).