Iara Caetano: perseverança premiada com os títulos do Brasileiro XCE e Mineiro XCO

The following two tabs change content below.

Atleta de Frei Inocêncio superou duas lesões graves e voltou a brilhar no final da temporada 2022

Iara Caetano brilhou neste final de temporada 2022 com dois títulos importantes no mountain bike (foto: José Márcio Moreira/Ultrafotos)

Iara Caetano tinha começado bem a temporada 2022 com bons resultados nas etapas da Taça Brasil de MTB, no Internacional Estrada Real, Brasil Ride, além de uma participação no Pan-Americano de MTB na Argentina, mas um acidente que ocasionou duas lesões graves no mês de junho, durante a sua preparação para disputar uma etapa da Copa Internacional de MTB, em Araxá, deixou a atleta da TSW Racing Team com muitas dúvidas sobre o futuro. Após passar por um período de recuperação, ela retornou as competições em setembro. Já no início de dezembro voltou a brilhar e foi campeã do Campeonato Brasileiro XCE e do Campeonato Mineiro XCO, em Nova Lima.

As duas competições vencidas por Iara Caetano integraram a programação do MTB Weekend, que ainda teve o Campeonato Brasileiro de E-MTB XCO e o Desafio Nova-limense de MTB. Cerca de 700 atletas participaram das quatro competições, que foram realizadas entre os dias 2 e 4 de dezembro.

Campeonato Brasileiro XCE

O Campeonato Brasileiro de Cross Country Eliminator (XCE) foi disputado pela primeira vez nesta temporada. A prova abriu as programações do MTB Weekend. De acordo com Iara Caetano, o XCE acontece em uma pista reduzida e por ser uma prova curta, tem uma característica de ser bem explosiva. Na final, ela fez as duas voltas em 2min03s560 e levou o título.

“Fiz a tomada de tempo e consegui a segunda volta mais rápida. Depois foram feitas as baterias e fui para a final. A minha estratégia  era tentar poupar na primeira volta e depois na última dar o sangue, principalmente na última curva que tem um bom espaço de sprint. Visualizei isso no aquecimento no ponto chave da prova, que era na na última curva e a reta final. Consegui colocar a bike na frente e fiz o sprint conquistando a vitória”, disse.

A conquista foi muito importante para Iara Caetano, pois ela superou atletas que já tinham resultados importantes no cenário internacional do XCE. O pódio da prova foi completado por Aline Simões (vice-campeã), Marcela Lima (3º lugar), Luiza Cocuzzi (4º lugar) e Stefany Silva (5º lugar).

Iara Caetano no alto do pódio (foto: José Márcio Moreira/Ultrafotos)

Campeonato Mineiro XCO

Feliz com a conquista do título brasileiro no XCE, Iara Caetano foi para a disputa do Campeonato Mineiro de XCO leve. Segundo a atleta da TSW, o XCO é uma modalidade do mountain bike que ela tem mais costume de participar. Ela completou as três voltas em 1h09min42s e fechou com chave de ouro a temporada 2022. ” Corri sem pressão e me diverti bastante. O XCO é uma modalidade que mais participo de competições. Por ser a última prova do ano, eu queria ir bem alegre e descontraída. Claro que fui focada e fiz uma prova consistente em todas as voltas, mas procurei sentir o que a bike me proporciona, que é a alegria felicidade de estar praticando o esporte”.

Iara Caetano em ação no Campeonato Mineiro XCO (foto: Jonathas Abrantes/Ultrafotos)

Superação

Iara Caetano conta que o período de recuperação não foi fácil, pois no acidente ela sofreu uma luxação no quadril e uma fratura na cabeça do fêmur. As dúvidas se conseguiria voltar a competir vieram com muita força, mas conseguiu dar a volta por cima. Com muita perseverança se recuperou e voltou a brilhar.

“Foi muito doloroso pra mim, tanto fisicamente como mentalmente. Fiquei dois meses sem andar, depois comecei a usar muleta e aos poucos voltei a andar de bike. Os médicos chegaram a dizer que eu não conseguiria isso. Se conseguisse seria com muita dor e sem possibilidade de ser competitiva. Diante disso, a minha fé em Deus foi mais forte e Ele me deu o prazer de poder voltar. Claro que no inicio foi doloroso, mas com ajuda essencial do meu fisioterapeuta consegui voltar sem dor. Durante a lesão veio alguns pensamentos, pois foi uma acidente grave e não sabia se continuaria a competir. Algumas pessoas vieram falar isso comigo. Procurei orientação de pessoas que já passaram por isso, de meu treinador e minha família. Nunca pensei em deixar a bike de lado, porque eu tenho esse fogo que arde dentro de mim pela bike e por competir. Assim que voltei aos treinos tive mais forças e essas lesões foram apenas mais alguns degraus, além de ser um aprendizado. Usei esse momento como incentivo que me deixou mais forte do que eu era”.

Temporada 2023

Após finalizar a temporada 2022, a atleta de Frei Inocêncio projeta um ano de 2023 com muitos desafios, não só no XCO, mas também no XCE. “Agora é seguir com os treinos de base. Ano que vem pretendo continuar no XCO e no XCE, pois também quero participar de provas fora do país. Quero focar nisso, mas não deixando o XCO de lado. O pensamento é a cada dia buscar resultados melhores e vou treinar pra isso. Espero que dê tudo certo e eu consiga uma temporada vitoriosa”.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. 

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).