Clubes e FMF definem fórmula de disputa do Campeonato Mineiro 2024

The following two tabs change content below.

Foi mantida o mesmo formato deste ano: fase classificatória tendo três grupos com quatro times, semifinal e final com jogos de ida e volta e triangular do rebaixamento com os três piores times.

Reunião aconteceu no Mineirão e definiu como será a disputa do Campeonato Mineiro 2024 (foto: Divulgação FMF)

O Campeonato Mineiro 2024 teve a fórmula de disputa definida em uma reunião entre os 12 clubes participantes e a Federação Mineira de Futebol (FMF) que foi realizada na manhã desta terça-feira (28), no Mineirão. A disputa repetirá o mesmo formato da competição deste ano. A primeira fase terá três grupos com quatro times, semifinal e final com jogos de ida e volta e triangular do rebaixamento com os três piores times. A tabela oficial será divulgada nos próximos dias, mas a previsão é que o Estadual seja realizado entre os dias 24 de janeiro e 6 de abril.

Os grupos foram definidos por sorteio, mas tendo os três times de Belo Horizonte como cabeças de chave. O grupo A é formado por Cruzeiro, Tombense, Ipatinga e Itabirito. O grupo B é composto por Atlético, Villa Nova, Pouso Alegre e Uberlândia. Já o grupo C terá o América, Athletic, Democrata e Patrocinense.

Cada time disputará oito jogos na fase classificatória e enfrentará os times dos outros grupos, ou seja, não haverá confronto entre os componentes do mesmo grupo. Passam para as semifinais o primeiro lugar de cada grupo e o melhor segundo colado. Os jogos serão em ida e volta, com o time de melhor campanha podendo jogar por dois resultados iguais, por isso não haverá disputa de pênaltis, mesma situação da grande final que também terá dois jogos.

Os três piores times da fase classificatória, independente de qual grupo for, disputarão o triangular contra o rebaixamento com jogos de ida e volta. Os dois últimos colocados do triangular serão rebaixados.

VAR e Fundos de Investimento

Como aconteceu na disputa deste ano, todos os jogos terão o VAR em ação. A FMF também auxiliará os clubes na melhoria dos gramados antes da competição. A novidade desta vez é a criação de um Fundo de Investimento de R$ 1 milhão que será dividido aos clubes para melhorar a estrutura dos estádios, como gramado, iluminação e vestiários. A divisão dos valores dependerá da avaliação dos clubes visitantes ao final da primeira fase.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br)

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).