Domingo é sempre dia de “Longão”

The following two tabs change content below.

Grupo tem crescido a cada dia para correr nos domingos pela manhã

O longão acontece normalmente nas manhãs de domingo (foto: arquivo pessoal Luiz Souza)

Ultimamente em Governador Valadares, tem sido bem comum encontrar pessoas praticando esportes em grupo. Um desses grupos é composto pelo pessoal da equipe Luiz Souza. Conhecido como “longão”, as atividades normalmente acontecem no domingo de manhã, sempre diversificando o percurso.

Luiz Souza iniciou as atividades do longão com a ajuda dos amigos Alexandro Duarte, Alexandro Oliveira, Antônio Carlos Lemos, Valdeir Pena, Izabela Padilha e Clemilson Valentim. Ele relata como foi o começo do trabalho. “A ideia era só reunir pessoas que amavam o esporte, no começo éramos poucos, sete apenas. O objetivo inicial era só fazer alguns treinos educativos para corrida, o local era a Lagoa do Santo Agostinho. Passando um tempo, aqueles educativos e as corridinhas em volta da lagoa estavam ficando meio chato, então sentimos a necessidade de criarmos uma coisa maior, mais inovadora, onde pudéssemos ter mais visibilidade e com isso atrair mais pessoas. Foi quando com o objetivo de promover a saúde física e mental, incentivar a prática esportiva, além da integração social e da formação de atletas de alto rendimento, criamos o longão. Todo esse movimento iniciou em 2014, e com o passar dos tempos, foi se desenvolvendo, marcando realmente uma nova fase deste esporte em Governador Valadares”, disse.

Luiz Souza pontua quais são os objetivos do longão. “Além de buscar melhorar o rendimento dos atletas já de alto nível, com planilhas de treinamentos específicos, buscamos incentivar a população em geral a praticar este esporte fácil e barato, que traz benefícios para a saúde e bem estar. Por isso que criamos dentro do longão, variações de percursos, ritmos e trajetos”.

Algumas das pessoas que frequentam o longão (foto: arquivo pessoal Luiz Souza)

Luiz Souza conta que os percursos variam de dois quilômetros, opção para iniciantes, até os de 30 quilômetros ou mais, indicados para atletas de alto rendimento. O ritmo também varia, com os atletas escolhendo o ritmo que quer treinar. Sobre os trajetos, ele explica onde acontecem. “São vários os locais que fazemos o longão, isso para não tornar monótono e chato. Temos trajetos desde o centro da cidade, bairros, estradões de chão (como Rancho Miura, Estrade de Derribadinha), BRs (381, 116, 259) e Pico da Ibituruna. A escolha do local é decidida em torno de três dias de antecedência. A largada e a chegada são sempre no mesmo local, para facilitar o famoso “lanchão” e “cafezão” da manhã  com os participantes. Antes de cada longão, é realizado um forte aquecimento, com educativos e aquecimentos orientados com o objetivo de prevenir lesões”.

De acordo com Luiz Souza, do crescimento do longão, surgiu a necessidade de criar equipe Luiz Souza, que se envolve na organização de eventos na cidade e região, em divulgações do esporte com palestras sobre a importância do esporte na vida de pessoas, e claro, participando também das competições. Luiz Souza informa como fazer parte do grupo. “Basta comparecer em um dos treinos, se identificar e posteriormente assinar um termo de responsabilidade. Não tem custo nenhum, tudo grátis. Para os iniciantes, há orientações especiais quanto a prática do esporte, educativos e exercícios fundamentais. Para os que já praticam, são elaboradas  planilhas de treinamentos, dicas de alimentação e calendário de competições”, concluiu.

Equipe Luiz Souza também participa de competições (foto: arquivo pessoal Luiz Souza)

 

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).