Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Imaculada, São José e Genoma conquistam os títulos do vôlei no JEV - 04-10-2024 11:48
- Copa Praça de Vôlei promove voleibol de base - 03-10-2024 06:47
- Basquete Valadares/Praça de Esportes e Liespe faturam os títulos da Copa Praça de Basquete - 02-10-2024 21:33
Projeto Social Arte Suave Sir tem o esporte como ferramenta de socialização
Alunos do Projeto Social Arte Suave Sir, trabalho comandado pelo faixa-preta Alexandre Ari (foto: Divulgação)
O Faixa-preta de jiu-jítsu e contramestre de capoeira, Alexandre Ari, voltou para o Brasil ano passado, após 17 anos morando na Europa. O valadarense desde janeiro deste ano começou o Projeto Social Arte Suave Sir, no qual crianças do bairro Conjunto Sir são inseridas no esporte. Com 33 anos de idade, Alexandre Ari quer devolver ao bairro o que recebeu quando criança: oportunidade de aprender e ser inserido no esporte.
Alexandre Ari revelou que sua vida no esporte é fruto de um projeto e contou como surgiu a ideia de iniciar o trabalho no bairro onde viveu infância e adolescência. “O projeto surgiu porque eu tinha um sentimento de dívida com a comunidade, onde eu moro no bairro Conjuto Sir, saí de um projeto também, nesse caso um projeto de capoeira do Mestre Cotta que acontecia na Associação Homens do Amanhã (Haman). Hoje estou à frente do Projeto Social Arte Suave Sir, e temos um pouco mais de um mês de existência. Nesse início de trabalho, já contamos com 50 crianças, além de 20 adultos”, disse.
Crianças do projeto de olho na posição passada pelo professor Alexandre Ari (foto: Divulgação)
Sabendo da eficácia do esporte para uma transformação na vida das pessoas, Alexandre Ari destacou a importância do aprendizado desde cedo e está na busca de parceiros para viabilizar ainda mais o projeto. “O esporte é muito importante, no caso do jiu-jítsu, os benefícios são muitos, como a melhorar na concentração, proporciona autoestima, disciplina, dentre muitos outros. Também queremos tirar as crianças das ruas e das esquinas pra não dar brecha para as com coisas erradas, deixando elas mais focadas na escola, nos treinos e no objetivo da vida. O projeto tem como objetivo formar pessoas vitoriosas na vida, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança, para serem grandes campeões na vida e nos tatames. Como o projeto é totalmente gratuito, estamos buscando parceiros para nos apoiar, garantindo assim a continuidade do mesmo”.
Aulão para os adultos
No sábado passado (17), teve aulão no Projeto Social Arter Suave Sir. O professor faixa-preta e líder da Gracie Vandesteen Brothers, Patrick Vandesteen, passou várias posições para quem participou da atividade.
Patrick Vandesteen contribuindo com o aulão no projeto (foto: Divulgação)
Alunos atentos no aulão de sábado passado (foto: Divulgação)
O “aulão” foi um sucesso no Projeto Social Arte Suave Sir (foto: diuvulgação)
Alexandre Ari comandava a academia Madrid Fight Center, em Madri, na Espanha e sempre estava presente nas competições, onde conseguia ótimos resultados. De volta ao Brasil, ele acredita que as coisas vão acontecer com o decorrer do trabalho. “Não está sendo nada fácil adaptar no Brasil, pois fiquei 17 anos fora. É tudo novo, mas aos poucos as coisas vão acontecendo. Hoje eu posso contar com ajuda da equipe Gracie Vandesteen Brothers, que na cidade tem a liderança do professor Patrick Vandesteen. Não posso também deixar de agradecer aos meus amigos que tem ajudado”, concluiu.
O Projeto Arte Suave Sir está localizado na rua Travessa A, nº14, no bairro Conjunto Sir.