Galo precisando engrenar de vez

The following two tabs change content below.
Valadarense residindo em Araras, comissário de voo, marido da Camila, pai da Sophia e torcedor do Galo mais lindo do mundo!!!

Últimas postagens por Alex Albert Souza (Ver tudo)

Olá amigos atleticanos tudo bem? Comigo está tudo legal, espero que com vocês também, mas quem ainda não anda muito bem é nosso Galo! Já se passaram dois meses, o carnaval já acabou, a páscoa tá chegando e o Galo ainda não engrenou em 2018.

Inicialmente um breve resumo dos últimos 5 jogos do time

URT 0x1 Atlético 

Jogando fora de casa o Galo sofreu pra vencer a URT com gol de Ricardo Oliveira aos 45 minutos do segundo tempo. Time jogou mal, mas pelo menos conseguiu os 3 pontos.

Atlético-AC 1×1 Atlético 

Em sua estreia na Copa do Brasil o Galo foi ao Acre enfrentar seu xará acreano e por pouco não volta eliminado da competição que mais premiação distribui em 2018. Mostrando um péssimo futebol e com uma marcação terrível, o Galo sofreu o gol do zagueiro João Marcos após falha bisonha de Samuel Xavier. Erik empatou o jogo e depois disso foi um Deus nos acuda, com bola na trave e um péssimo futebol jogado no segundo tempo. Com certeza a pior atuação do time no ano, e graças ao regulamento de ter a vantagem do empate o time voltou classificado à segunda fase.

Atlético 1×2 Caldense

Já não bastasse o sufoco na estreia da Copa do Brasil, a briga entre o Oswaldo e Léo Gomide e posteriormente a demissão de Oswaldo, o Galo jogando em casa ainda fez o favor de perder para a Caldense. O time até abriu o placar com Ricardo Oliveira, mas com Felipe Santana em campo era certeza que o time levaria gols e foi o que aconteceu. Aos 38 minutos quando Neílson empatou para a veterana ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa o time até melhorou, buscou o gol com Erik e Ricardo Oliveira, mas o goleirão Omar estava numa tarde inspiradíssima fechando o gol da Caldense. O time atleticano ainda foi castigado com o gol da virada marcado por Potita, aos 39 minutos, que decretou a vitória da Caldense em pleno Independência. E após o apito final a torcida do Galo não perdoou, com toda razão.

América 0x3 Atlético

No clássico, o Galo venceu bem o América e pulou para o terceiro lugar na tabela. O time começou mal o jogo, e não apresentou um bom futebol no primeiro tempo. Só no finalzinho da primeira etapa no primeiro lance polêmico do jogo, Roger Guedes cabeceou livre para o gol, e após o goleiro Glauco defender em cima da linha o bandeirinha sinalizou que a bola entrou e o árbitro confirmou o gol, 1 a 0 Galo. Já na segunda etapa, o time mais um lance polêmico, desta vez a favor do Coelho, que após chute de Marquinhos teve a tirada de cabeça do zagueiro Gabriel também em cima da linha, dessa vez a arbitragem não confirmou o gol levando a loucura os jogadores americanos. Pelas imagens para mim nos dois lances a bola entrou, a câmera da Globo não mostrou o lance do gol do Atlético com a imagem da trave totalmente reta, ficou muito duvidoso. Polêmicas a parte, após esse lance o América se desestabilizou em campo e o Galo aproveitou as chances para matar o jogo. O argentino Tomás Andrade com apenas 7 minutos em campo (entrou aos 38 minutos), deu duas belas assistências para seus companheiros. A primeira para Roger Guedes fazer 2 a 0, após chutar cruzado e o zagueirão Norberto desviar para dentro do próprio gol. A segunda para Ricardo Oliveira, que só empurrou para o gol e fechou o placar para o Galo. Ótima estreia do argentino, mas precisamos ter muita calma e ver como ele jogará quando tiver a oportunidade de ser titular e jogar.

Botafogo PB 0x4 Atlético 

Em seu segundo jogo na Copa do Brasil o Galo chegou a João Pessoa muito pressionado, tanto pelo regulamento que nessa fase já não aceitaria mais o empate, como pela mídia que ligou o sinal de alerta para o time depois do empate contra o Atlético do Acre. Com isso, o time entrou em campo bem concentrado dessa vez, e já aos 27 minutos do primeiro tempo, Roger Guedes inaugurou o marcador de cabeça, após bom cruzamento de Otero. Já no segundo tempo, Cazares entrou e já marcou logo aos 15 minutos após bom passe de Elias. Aos 21 minutos, Ricardo Oliveira deixou sua marca e fez 3 a 0 depois de outra assistência de Otero. Luan que também havia entrado na segunda etapa fechou a goleada marcando o quarto gol atleticano após outro passe de Otero, aos 36 minutos. Finalmente um bom jogo, tranquilo, sem sustos e com bom futebol, será esse o jogo da efetivação de Tiago Larghi? Tudo conspira que sim. Próximo jogo do Galo na competição será contra o Figueirense já na próxima quarta-feira em Florianópolis.

Apesar das vitórias nos dois últimos jogos, vou enumerar aqui 5 fatos explicando porque o Atlético ainda não engrenou de vez na temporada

1- Troca de presidentes e mudança de diretoria

Querendo ou não quando se muda um presidente, por mais que os dois presidentes sejam amigos e compartilhem os mesmos conceitos e ideias, alguma coisa muda dentro do clube. Com o comando recente de Sérgio Sette Câmara e a chegada de Alexandre Gallo como diretor de futebol muita coisa mudou no Atlético e as coisas ainda não se encaixaram como o torcedor espera.

2- Contratações

Os reforços até chegaram, mas longe de serem os nomes que o torcedor sonhava. Mais uma vez a diretoria reforçou o elenco do meio para frente se esquecendo da parte defensiva. Maidana ainda nem jogou direito, pode até ser que vire titular, pois os zagueiros que temos hoje não estão nada bem. O lateral direito Samuel Xavier já teve suas chances e não me agradou em nada, fraco no ataque e péssimo na defesa, conseguindo ser pior na defesa que seu antecessor Marcos Rocha, que se não era lá um bom defensor ao menos era ótimo no ataque. Já Xavier não faz nem um nem outro. E o Léo Silva? Será que esse ano para? Esperamos que sim! Já os reforços para o ataque só o tempo dirá, Ricardo Oliveira, Eric e Roger Guedes até estão jogando bem, mas é difícil avaliar pra valer, pois ainda não foram testados em jogos maiores, então ainda merecem o apoio e a torcida.

3- Troca de treinadores

Nos últimos anos o Galo trocou de treinador 7 vezes. Levir Culpi, Diego Aguirre, Marcelo Oliveira, Roger Machado, Rogério Micale, Oswaldo de Oliveira e agora provavelmente Tiago Larghi será efetivado como técnico da equipe. Daí vem o questionamento, será mesmo que todos eles erraram? Todos eles foram os únicos culpados? A diretoria nunca erra nas contratações? Os laterais, zagueiros, volantes meias e atacantes não erram também? Até o goleiro Victor que sempre foi inquestionável não vem errando também? Pois bem, todos erram, e muito, mas a culpa cai sempre em cima dos treinadores. É mais fácil né, manda embora, tira a pressão dos resultados da diretoria e mostra pra torcida e imprensa que ali tem comando, que o problema está no técnico. E assim foram os últimos anos no Atlético.

4- Planejamento

E nesses últimos anos onde após a saída de Alexandre Kalil o time caiu visivelmente de rendimento, como foi o planejamento? Nepomuceno traçou que tipo de planejamento para o Galo? Para mim o que de mais importante ele fez em sua gestão foi o projeto do estádio que irão construir. Porque em relação ao time ele fez péssimas contratações e tomou várias decisões erradas demitindo os treinadores em massa. Sérgio Sette Câmara disse em entrevista que quer um treinador para os próximos 3 anos, queria muito que isso fosse verdade, mas infelizmente é difícil acreditar.

5- Esquema tático

O Galo há muito tempo não tem um esquema tático definido. Um pouco óbvio é claro pela quantidade de treinadores que passaram pelo clube nos últimos tempos né, daí fica mesmo difícil dar um padrão tático à equipe que de 4 em 4 meses tem um técnico diferente. O que o Galo precisa é deixar um treinador trabalhar por no mínimo 2 anos, inserir suas ideias, seu jeito e definir um esquema tático pro time. Hoje o Galo não tem um armador de jogadas, Eric com Tiago Larghi vem jogando ali pelo meio, Eric nunca foi armador, vem dando certo? Vem, mas até quando? Desde que o Cuca se foi e o Galo jogava no padrão Galo doido, com Luan, Bernard e Tardelli indo pra cima com tudo que o time não tem mais um esquema de jogo, entra técnico e sai técnico e continua esse mesmo futebol “chocho”, preguiçoso, com medo de ir pra cima, voltando sempre a bola pra trás, sem contra ataque rápido, e sem raça, o que mais a torcida gosta. Precisamos urgentemente dessas duas coisas, definir um treinador e que esse treinador defina rápido um esquema tático e treine o time para jogar do seu jeito, sem improvisações e sem mudanças. Ainda demore a engrenar, mas com os treinos e com a cooperação da diretoria deixando o cara trabalhar, uma hora os jogadores entenderão o esquema e as coisas podem começar a melhorar.

Até a próxima!

Por enquanto é isso massa atleticana, o time vem numa crescente, devemos ter a efetivação do Larghi como treinador. Agora é torcer para que ele dê ao time um padrão tático e a equipe comece a mostrar bom futebol, e que os bons resultados continuem. Ainda tem muita, mas muita coisa pra melhorar, e se compararmos com o começo do ano, as coisas já evoluíram um pouco, mas pra ficar num nível de Campeonato Brasileiro e fases agudas da Copa do Brasil e Copa Sul Americana, ainda falta muita coisa até lá. Vamos torcer, apoiar e criticar sempre que precisar. Grande abraço e saudações Atleticanas!                                                                                                                                                             

Matérias relacionadas

alex

Valadarense residindo em Araras, comissário de voo, marido da Camila, pai da Sophia e torcedor do Galo mais lindo do mundo!!!

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).