Brasil ficou pelo caminho na busca pelo hexa

The following two tabs change content below.
Valadarense, atleticano, funcionário público, casado com Ester Spínola e pai de Theo.

Erro individual de Fernandinho e 1º tempo fraco tiram Brasil da Copa

Finalmente um adversário do 1º nível do futebol mundial cruzou o caminho da Seleção Brasileira. Bem organizada defensiva e taticamente, a seleção da Bélgica soube neutralizar o time brasileiro e foi mortal nos contra-ataques. O gol contra de Fernandinho deixou a equipe brasileira nervosa e desorganizada dentro de campo. Afobado na busca pelo empate, o Brasil deixou bastante espaço para os belgas ampliarem o placar com Kevin De Bruyne, que arrematou forte de direita na entrada da área, aproveitando passe de Lukaku.

No segundo tempo foi outro jogo. Necessitando diminuir o placar de qualquer forma a Seleção Brasileira enfim veio com o que tinha de melhor para a partida. Firmino, Douglas Costa e Renato Augusto trouxeram mais organização, opções de jogadas individuais e equilíbrio para o meio de campo brasileiro. Com grande atuação do goleiro belga Courtois, o Brasil por pouco não empatou o jogo nos acréscimos com uma boa finalização de Neymar, que jogou abaixo do que pode na hora da decisão.

Pontos negativos responsáveis pela eliminação brasileira a meu ver, além da atuação pífia de Fernandinho neste jogo, foi a insistência do técnico Tite com Gabriel Jesus, jogador reserva de Aguero no Manchester City, horrível em todos os jogos na Rússia, péssimo nas finalizações, mas que o treinador elegeu intocável no time titular. Paulinho foi outro que caiu muito de rendimento na Copa, alternativas no banco o técnico tinha com Renato Augusto e Fred. Enfim, a teimosia de Tite fez com que morresse abraçado junto com esses jogadores, claramente piores que os reservas da posição.

Depois de um bom jogo contra o México, Willian foi nulo dentro de campo, completamente apático e entregue à marcação. Neymar e Coutinho também não repetiram as boas atuações, afoitos em chutar de qualquer jeito ou decidir individualmente o jogo. A ausência de Casemiro também foi crucial para a eliminação da seleção brasileira, pois Fernandinho e Paulinho foram incompetentes na marcação à frente da zaga, onde a Bélgica trocou passes e criou suas principais jogadas. A insistência de Tite em manter Gabriel Jesus, Paulinho e Willian no time titular custou muito caro: derrota e eliminação.

Parabéns ao bem treinado e eficiente time da Bélgica, que tem jogadores tão bons e decisivos como os brasileiros, a exemplo de Hazard, De Bruyne, Courtois e Lukaku. Fizeram o placar no 1º tempo e defenderam o resultado com méritos na etapa final. O melhor time venceu. Equipe vencedora é formada por aqueles que estão em melhor fase nos clubes, e não por jogadores de “confiança” do técnico, piores que os reservas. Uma nova lição para o futebol brasileiro, pós 7×1.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).