Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Imaculada, São José e Genoma conquistam os títulos do vôlei no JEV - 04-10-2024 11:48
- Copa Praça de Vôlei promove voleibol de base - 03-10-2024 06:47
- Basquete Valadares/Praça de Esportes e Liespe faturam os títulos da Copa Praça de Basquete - 02-10-2024 21:33
Competição contará com disputas nas categorias infantil, juvenil e adulto.
Time feminino adulto do Filadélfia pronto para a competição (foto: Eduarda Leite)
A primeira edição do Torneio de Handebol Clube Filadélfia será disputada nos dias 24 e 25 de novembro, na Sociedade Recreativa Filadélfia. A competição contará com a participação de 33 equipes divididas nas categorias infantil, juvenil e adulto.
Além de Governador Valadares, mais dez cidades serão representadas: Ipatinga, Almenara, Conceição do Mato Dentro, Manhuaçu, Resplendor, Barra de São Francisco, Virgolândia, Conselheiro Pena , Itanhomi e Timóteo.
No sábado (24), os jogos acontecerão durante todo o dia iniciando a partir das 9 horas e com previsão de término às 21h30. Já no domingo (25), as partidas serão disputadas de 8 horas às 17 horas.
Infantil Feminino e Masculino
Nas disputas das categorias infantil feminino e masculino, os times foram divididos em dois grupos. No feminino, o grupo A é composto pelas equipes de Ipatinga, Conselheiro Pena e Itanhomi, enquanto o grupo B é formado por Filadélfia, Barra de São Francisco e Virgolândia. No masculino, Centeer/Resplendor, Barra de São Francisco e Itanhomi formam o grupo A. Já o grupo B é composto por CEAC, Brutus e Virgolândia.
Em ambas as categorias, os times se enfrentam dentro dos grupos com os dois campeões de cada grupo fazendo a final, enquanto os dois que ficarem com o segundo lugar dentro dos grupos disputam o terceiro lugar.
O time feminino infantil do Filadélfia também está na disputa (foto: Janine Correa)
Juvenil Feminino e Masculino
A competição do juvenil e masculino serão realizadas em grupo único e as equipes que fizerem mais pontos ficarão com o título. Estão nas disputas do feminino os times de Ipatinga, Saltimbancos/Manhuaçu, Itanhomi, Filadélfia e Barra de São Francisco. Já no masculino, os duelos serão disputados pelas equipes do Centeer/Resplendor, Brutus, Saltimbancos/Manhuaçu, Barra de São Francisco e Almenara.
As meninas do time juvenil do Filadélfia também está pronta para o torneio (foto: Eduarda Leite)
Adulto Feminino e Masculino
Cinco equipes se enfrentam em grupo único pelo título do feminino adulto: Handbarra, Saltimbancos/Manhuaçu, Filadélfia, Ipatinga e Fadivale.
Na competição do masculino adulto, os seis times estão divididos em dois grupos. As equipes de Conceição do Mato Dentro, Atlética Monkila e T.E.C. forma o grupo A, enquanto Atlética Fadivale, Ipatinga e Manhuaçu estão no grupo B. Depois dos duelos das equipes dentro dos grupos, com a final sendo disputada pelos campeões do grupo A e B. A disputa do terceiro lugar será entre as equipes que ficarem em segundo lugar no grupo.
Janine Correa é uma das responsáveis pela organização do evento e também treinadora das equipes do Filadélfia. Ela explica sobre a importância da realização do torneio. “A expectativa do torneio é muito grande, pois este papel de tentar resgatar a modalidade em nossa região não é nada fácil. Uma vez que não temos muito apoio, por mais que seja uma modalidade olímpica, ainda não é da cultura da região a prática constante do handebol, a não ser em ambientes escolares. A finalidade do 1º Torneio de Handebol Clube Filadélfia é incentivar a prática do desporto competitivo, resgatar a modalidade em nossa cidade contribuindo para o desenvolvimento físico, potencializando um ambiente social próprio entre os atletas, estimulando a criatividade e construção de atitudes de cooperação, lealdade e respeito entre os participantes”, disse.
De acordo com Janine Correa, o torneio tomou proporções maiores do que o planejado inicialmente. “Vamos receber dez equipes de outras cidades. Inicialmente era pra ser um torneio pequeno, com alguns times da cidade, mas acabou tomando outra proporção, tendo que abrir para outros amantes do handebol em nossa região. O modelo de jogos curtos e várias partidas por dia permite, além da competição em si, a integração entre os times, que passam o dia nas quadras, assistindo outros jogos. Esse formato possibilita que o ginásio fique cheio criando um ambiente bem gostoso de prática e convivência”, finalizou.