Últimas postagens por Gustavo Spínola Amaral Melo (Ver tudo)
- Galo tem que manter o foco na Libertadores e na Copa do Brasil - 21-08-2024 16:10
- Boas perspectivas para a próxima temporada do Atlético - 08-12-2023 12:46
- Atlético atropela Flamengo no Maracanã e segue com chances de título no Brasileirão - 30-11-2023 14:58
Atlético já colou nos concorrentes que estão na zona de classificação para a Libertadores.
Paulinho vem sendo um dos protagonista do Atlético no Brasileirão (foto: Pedro Souza/Atlético)
Após oscilar bastante com vários resultados negativos no início do trabalho de Felipão, parece que o Atlético encontrou sua formação ideal de jogo sob o comando do veterano técnico gaúcho. Sem abrir mão de dois volantes marcadores na frente da zaga, o time mineiro adota o modelo 4-2-3-1, utilizando Hulk como referência na área adversária. O Galo tem 40 pontos e ocupa o 7º lugar na tabela de classificação e se aproximou dos concorrentes que estão na zona de classificação para a Libertadores.
Depois de um começo de trabalho ruim, Felipão encontrou um modelo de jogo que protege mais o sistema defensivo, alterando bastante o estilo de jogo do antecessor Coudet, que priorizava a posse de bola e marcação pressão na saída de jogo do rival. Isto não significa que o novo Galo de Felipão adotou o modelo reativo de jogo, muitas vezes a equipe tem o controle das ações e pressiona o adversário na saída de bola, função tática desempenhada principalmente pelos atacantes e o meia Pedrinho.
Sem dúvida houve uma mudança importante de postura da equipe quando joga dentro e fora de casa. O time foca mais no roubo de bolas no meio campo e ligação direta com os atacantes de beirada. Um deles é Paulinho, que atravessa uma fase de artilheiro, após ser muito criticado pelos gols perdidos. O outro é o argentino Pavón. Ambos são responsáveis por municiar o centroavante Hulk que joga mais próximo da área.
Se o desempenho da equipe ainda não é o ideal, com menor posse de bola que o adversário em alguns jogos e poucos gols marcados, os resultados recentes apontam pela manutenção do sistema de jogo com forte marcação, menos posse de bola e aposta nos contragolpes.
Felipão tinha achado sua formação titular com Pedrinho na função de armador, porém o torcedor viu a boa atuação de Igor Gomes no último jogo contra o Inter, ele que entrou no lugar de Pedrinho na segunda etapa. No próximo domingo (8) contra o lanterna Coritiba, Pedrinho terá de mostrar serviço já que seu reserva imediato vive um bom momento.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes.