Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Dupla da Associação de Badminton de José Raydan brilha no Sul-Americano disputado no Chile - 11-12-2024 22:59
- Atleta valadarense é tetracampeão do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida - 10-12-2024 17:28
- Democrata recebe o Villa Nova na estreia do Campeonato Mineiro 2025 - 05-12-2024 20:21
Após seis etapas, Anderson Bragatto finalizou a competição em terceiro lugar no ranking da categoria Production Optics, na modalidade IPSC (International Practical Shooting Confederation).
Anderson Bragatto em ação na última etapa da competição (foto: Marcelo Murbach/CBTP)
O atleta-atirador valadarense Anderson Bragatto brilhou no Campeonato Brasileiro de Tiro Prático e terminou em terceiro lugar no ranking da categoria Production Optics, na modalidade IPSC (International Practical Shooting Confederation). Após seis etapas, Anderson somou 334,2594 pontos e ficou atrás dos atiradores-atletas do Distrito Federal, Renato Araújo Macedo, campeão com 351,8878 pontos, e Carlos Eduardo Sá Araújo, vice-campeão com 335,1933 pontos. A competição promovida pela Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) teve a sexta e última etapa disputada de 29 de outubro a 2 de novembro, na Associação Pessoense de Tiro Country Club (APTIRO), em João Pessoa, na Paraíba.
As seis etapas do Campeonato Brasileiro teve a participação de 700 atiradores-atletas somando todas as categorias, incluindo representantes de Paraguai, Argentina e Uruguai. Na disputa, os competidores poderiam descartar as três piores pontuações conquistadas. A última etapa em João Pessoa, por ser a final, teve peso 2, os competidores poderiam aproveitar a pontuação na classificação geral por duas vezes.
Na primeira etapa em Cascavel, no Paraná, Anderson Bragatto terminou em terceiro lugar somando 82,8286 pontos. Na segunda etapa disputada em Atibaia, São Paulo, o valadarense também conseguiu o terceiro lugar e marcou 77,5353 pontos. Na terceira etapa em Marabá, no Pará, Anderson Bragatto não participou. Na quarta etapa, em Brasília, no Distrito Federal, o valadarense finalizou em oitavo lugar e fez 79,5563. Na quinta etapa em Campo Brito, no Sergipe, Anderson Bragatto ficou em primeiro lugar somando 87,0888. Já na última etapa, em João Pessoa, o valadarense finalizou em quarto lugar conseguindo as pontuação 82,1711.
Anderson Bragatto descartou a pontuação da segunda, terceira e quarta etapa e aproveitou a pontuação da primeira, quinta e sexta etapa, por isso finalizou a competição com 334,2594, resultado que garantiu a ele o terceiro lugar no ranking da categoria Production Optics, na modalidade IPSC.
Além do terceiro lugar no ranking geral do Campeonato Brasileiro deste ano, Anderson Bragatto já foi campeão mineiro de saque rápido (2022, 2023, 2024), bicampeão capixaba (2023 e 2024) e vice-campeão mineiro em 2024. O valadarense explica que o tiro prático deixou de ser um hobby para ele e virou um esporte onde se dedica, se capacita e treina bastante.
“Comecei a competir no Campeonato Brasileiro ano passado sem muita pretensão, pois sabia que tinha muitos bons competidores com mais experiência e que vinham disputando as competições por muito mais tempo que eu. Com o tempo, o que era hobby virou um esporte pra mim. Hoje sou atleta profissional e patrocinado. Basicamente vivo disso treinando todos os dias e buscando conhecimento em cursos e capacitação. Com a dedicação nos treinos, os resultados começaram a aparecer. Comecei ganhando etapas e campeonatos regionais e agora consegui o terceiro lugar no Brasileiro. Isso foi uma realização pessoal e estou muito feliz. Quando você se dedica, a expectativa é de colher os frutos. Sigo treinando para ano que vem buscar o lugar mais alto do pódio”, disse.
Anderson Bragatto explica por ser um atleta patrocinado, ele precisa mostrar resultado para quem dando apoio e revela que ainda está em busca de mais patrocinadores, porque os custos de participar das competições são altos, incluindo viagem, alimentação, inscrição, hospedagem, dentre outros gastos. O valadarense é patrocinado por MinaGeo, Fazenda Philadelfia, Fazendeiros Country, Javarini Empreendimentos, Criar e Plantar, Valeu Boi Confinamento, Teixeira e Sá Advogados. Delta Mike Clube de Tiro e Batista Hortifruti.
Anderson Bragatto na cerimônia de premiação (foto: Arquivo Pessoal)
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes.