Etapa inicial do Campeonato Brasileiro de Asa Delta movimenta o Pico da Ibituruna

Competição tem previsão de encerramento no sábado (17)

Pico da Ibituruna mais uma vez sedia uma etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta (foto: Fábio Velame/GV Esportes) 

A semana em Governador Valadares está sendo marcada pela realização da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta. A competição é promovida pela Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI), com apoio da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Federação Mineira de Voo Livre (FMVL) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (Smcel).

O Pico da Ibituruna está recebendo pilotos de várias regiões do país e até estrangeiros. Estão na disputa 44 pilotos, divididos na categoria Open (que também vale pontos para o ranking mundial) e Sport (categoria para pilotos intermediários). Como o último domingo (11) foi chuvoso na cidade, as disputas só começaram na segunda-feira (12).

O diretor de eventos da AVLI, Abel Couto, falando da importância de ter um evento importante do cenário do voo livre em Governador Valadares (Foto: Jéferson Souza)

O diretor de eventos da AVLI, Abel Couto, destacou a importância de ter uma competição nacional sediada na cidade. “É muito importante ter essas competições aqui no Pico da Ibituruna. Os campeonatos disputados em Governador Valadares, que já é conhecido como um local ótimo pra voar, levam o nome da cidade para o mundo todo. Além de ser bom para os pilotos, pois as condições de voos são muito favoráveis, a cidade se beneficia com o turismo que aumenta bastante nesses períodos de competições”, disse.

O piloto valadarense Windson Rebouças, que atualmente mora em Belo Horizonte, veio para a competição com o objetivo de buscar o aprimoramento, além de reencontrar os amigos do voo. Ele pontuou algumas das características que fazem a cidade ficar na rota das competições de voo livre. “Governador Valadares é um dos principais pontos do voo livre mundial, é impossível imaginar o Campeonato Brasileiro não passar pela cidade. Temos aqui ótimas condições para os pilotos, com gradientes térmicas muito fortes e opções de voos para todos os lados, além da facilidade de acesso ao pico e a boa estrutura de resgate. Essas características atribuem segurança ao esporte, além de poder contemplar a beleza do lugar”.

Um dos pilotos iniciando o voo (registro: Fábio Velame/GV Esportes)

Abaixo os resultados dos três primeiros dias de provas:

Segunda-feira (12/03)

Sport:

1º lugas: Bruno Croce (SP)

2º lugar: Thalis Pacheco (RN)

3º lugar: Erico Leonardo (RJ)

Open:

1º lugas: Jonny Durand (Austrália)

2º lugar: Marcelo Andrei (RJ/Brasil)

3º lugar: Filippo Oppici (Itália)

Terça-feira (13/03)

Sport:

1º lugar: Gilson Carvalho (RJ)

2º lugar: Bruno Croce (SP)

3º lugar: Cid Alberto (MG)

Open:

1º lugar: Marcelo Andrei (RJ/Brasil)

2º lugar: Michel Fernandes (SP/Brasil)

3º lugar: Marcio Rosadas (RJ/Brasil)

Quarta-Feira (14/03)

Sport:

1º lugar: Gilson Carvalho (RJ)

2º lugar: Erico Leonardo (RJ)

3º lugar: Thalis Pacheco (RN)

Open:

1º lugar: Marcio Rosadas (RJ/Brasil)

2º lugar: Eduardo Oliveira (MS/Brasil)

3º lugar: Alvaro Sandoli (SP/Brasil)

As provas da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta serão disputadas até o sábado (17), mesmo dia da cerimônia de premiação.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).