Douglas Costa mudou a atitude da Seleção Brasileira

The following two tabs change content below.
Valadarense, atleticano, funcionário público, casado com Ester Spínola e pai de Theo.

2º tempo contra Costa Rica mostrou evolução da equipe de Tite

Que o Brasil está longe do que pode render é perceptível, mas enfim houve uma evolução no repertório da equipe de Tite. Na etapa inicial a esquadra canarinho apresentou um futebol burocrático, sem criatividade, forçando jogadas de bola parada e chutes de longa distância, sem nenhuma alternativa para furar a forte retranca da Costa Rica. Willian e o discreto Fagner nada produziam no lado direito ofensivo sobrecarregando Marcelo, Coutinho e Neymar na ponta esquerda. Neymar dessa vez atuou mais coletivamente, mas a falta de ritmo de jogo e melhor condicionamento físico não lembravam nem de longe o jogador do Barcelona e PSG. Paulinho muito mal sequer pegava na bola ou ajudava na marcação, deixando Casemiro na mão.

Sorte que a equipe costarriquenha jogava por uma bola e não dava sequência às jogadas de contra-ataque, com jogadores pesados e lentos no jogo de transição. Aí Tite acordou e voltou para o 2º tempo com o habilidoso Douglas Costa no lugar do tímido Willian, passando a criar boas jogadas na ponta direita desafogando a marcação sobre Coutinho e Neymar. Marcelo, outra vez foi muito discreto e mal no terço final do campo. O 2º tempo foi o melhor futebol apresentado pelo Brasil até agora. Inversões de jogadas, triangulações e infiltrações fluíram com naturalidade nos pés de Coutinho, Douglas Costa, Gabriel Jesus e Neymar. A equipe criou várias oportunidades e o gol parecia ser questão de detalhe. Bola na trave de Gabriel Jesus, erros de pontaria dos atacantes, defesas do bem colocado Navas e a tradicional cera do adversário pareciam decretar o empate.

Eis que aos 90 minutos Coutinho aparece como um raio aproveitando o pivô de Gabriel Jesus e de biquinho fuzilou Navas no meio das pernas, o gol que estava entalado na garganta do torcedor saiu como um trovão. A Costa Rica se desarticulou e partiu para o jogo franco e foi castigada pelo bom contra-ataque iniciado por Casemiro e Douglas Costa, que resultou no gol do emocionado do camisa 10 da Seleção Brasileira. Neymar aos 26 anos já deveria ter aprendido que as maiores estrelas podem receber críticas. Torcemos para que ele recupere seu melhor futebol e ritmo de jogo e consequentemente consiga contribuir mais ao time no restante da Copa do Mundo.

O time evoluiu e a expectativa de ter Douglas Costas de titular no jogo contra a Sérvia era boa, mas o jogador reclamou de dores após o jogo contra a Costa Rica. Após a realização de um exame de imagem, foi constatado uma lesão muscular  no jogador que já está vetado para a última partida da fase de grupos. Vamos aguardar qual será a opção de Tite, continuar com Willian ou apostar em outro nome.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).