Relson Gracie ministra seminário de self-defense e jiu-jítsu em Governador Valadares

The following two tabs change content below.

Evento foi realizado na academia Relson Gracie Vandesteen Brothers.

Relson Gracie em ação no seminário (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

A academia Relson Gracie Vandesteen Brothers promoveu um seminário de jiu-jítsu e self-defense com o Grande Mestre Relson Gracie, faixa-vermelha nove graus. O evento foi realizado na tarde do último sábado (19). Foi a terceira vez que Relson Gracie visitou Governador Valadares para ministrar um seminário. As outras vezes foram nos anos de 2012 e 2017.

A primeira parte do seminário foi passada situações de self-defense do programa mundialmente conhecido e desenvolvido por Hélio Gracie. Relson Gracie passou detalhes sobre defesas e contra-ataques quando for necessário em situações do dia a dia. Já a segunda parte foi de ensinamentos e detalhes de posições do jiu-jítsu.

Galera atenta aos ensinamentos de Relson Gracie (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Bárbara Apolinário Goulart é estudante do curso de direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, no campus de Governador Valadares. Aluna da academia Relson Gracie Vandesteen Brothers, a faixa-azul fez um breve relato sobre a prática do jiu-jítsu e a experiência de participar do seminário com Relson Gracie.

Bárbara Apolinário Goulart com Relson Gracie no final do seminário (foto: arquivo pessoal Bárbara Apolinário Goulart)

“O jiu-jítsu faz parte da minha vida como o sangue que corre pelas minhas veias, pulsando pela hora de colocar o kimono e me despir de toda carga que o mundo impõe sobre nossos ombros. O kimono também pesa, assim como a faixa amarrada na cintura, mas é diferente: é consciência da importância do esporte e o dever de honrá-lo, é sensação de leveza depois de um treino de perder o fôlego e coração cheio a cada mínima evolução que nos impulsiona e motiva a buscar sempre mais, e que nos conforta quando falhamos, pois falhamos. É experiência essencial na minha vida e por mais que seja instituído como suave arte milenar da qual originou diversas outras, não se resume a posições, drills, finalizações ou defesa pessoal.  Jiu-jítsu é estilo de vida. É prezar pelo conhecimento passado sabendo que seu mestre se dedicou para que aquilo fosse possível, respeitar o seu lugar e do outro, ser grato pela família formada no tatame…são momentos. O seminário com o mestre Relson sem dúvidas foi um desses singulares. Aprender com aquele que ajudou a desenvolver, aprimorar a arte junto de seu pai, foi incrível. Constatar que não existe idade, peso ou gênero que aniquilem a técnica quando bem executada; e principalmente, ver a seriedade, a disciplina e o amor inerentes…isso é jiu-jítsu”, disse.

O evento ainda contou com um período de degustação dos produtos da linha Impakt, oferecida pela franquia Akmos GV. A Impakt é uma linha destinada aos atletas e é composta por pré-treino, BCAA e Wey Protein.

Momentos de degustação antes, durante e depois do seminário com o pessoal da franquia Akmos GV (Foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Após o seminário, a foto oficial com todos os participantes (foto: Fabiana Pontes)

O GV Esportes participou do evento e bateu um papo com Relson Gracie.

Relson Gracie falou da importância de manter o legado do pai (vídeo: Thainara Axer)

Relson Gracie

Relson Gracie é o segundo filho mais velho de Hélio Gracie e nos seminários trabalha com o objetivo de manter vivo o legado do pai e compartilha um pouco do seu vasto conhecimento. Morando no Havaí, nos Estados Unidos há mais de 30 anos, ele também supervisiona as academias que são filiadas a ele. Em Governador Valadares, a Relson Gracie Vandesteen Brothers é comandada pelo professor faixa-preta, Patrick Vandesteen. A academia fica situada na rua Prudente de Morais, nº 846, 2º andar, Centro.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).