Jirios Abboud projeta nova temporada

The following two tabs change content below.

Piloto valadarense prevê mais dificuldades nas competições em 2019. Nas disputas de motovelocidade, Jirios Abboud estará em ação no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro. Já no OFF Road, o foco está mais no Enduro da Independência.

Jirios Abboud exibe os troféus de campeão conquistados na temporada de 2018 (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Jirios Abboud teve uma temporada de 2018 muito vitoriosa e faturou três títulos importantes competindo na categoria máster.  O piloto valadarense da equipe Norte Minas Racing Team conquistou o GP Gerais, que é o Campeonato Mineiro de Motovelocidade, competição supervisionada pela Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG). Em âmbito nacional, levou o troféu de campeão do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que é promovido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Jirios Abboud também se destacou no Off Road ao faturar o título do Campeonato Mineiro de Enduro FIM. Todas as três conquistas foram na categoria máster e os títulos vieram de forma antecipada.

O piloto valadarense foi campeão do Campeonato Mineiro de Motovelocidade vencendo quatro das cinco etapas disputadas. Já na conquista do Campeonato Brasileiro venceu três corridas e ficou em segundo lugar em duas provas. Já o título mineiro de Enduro FIM veio após quatro vitórias e um segundo lugar. Jirios Abboud avaliou a temporada de 2018 como a melhor da carreira. “O ano de 2018 foi uma temporada muito boa para mim, posso dizer que foi a melhor da minha vida em competição. Fui campeão mineiro e brasileiro de motovelocidade e campeão mineiro de Enduro FIM, todas as três competições conquistadas antecipadamente. Apesar dos ótimos resultados, não foi um ano fácil, tanto na parte financeira como também no tempo para se dedicar aos campeonatos. Tive também que malhar muito em 2018 e controlar a alimentação, além de trabalhar a mente para ficar concentrado. Se você não tiver uma boa concentração e o equilíbrio necessário, o campeonato pode ser perdido por causa de um tombo, em algum problema da moto, dentre outras coisas”, disse.

Jirios Abboud acelerando sua moto Kawasaki Ninja ZX-10 de 1000cc no Autódromo Internacional de Curvelo (foto: Leo Tavares/CF)

Jirios Abboud explicou que espera muito mais dificuldades nas competições de motovelocidade da temporada de 2019. “Eu quero deixar bem claro que 2019 será uma temporada muito difícil nas competições de motovelocidade, pois muitos pilotos estão chegando para disputar o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro. Já vou fazer 59 anos e disputo na categoria máster com pilotos acima de 45 anos, normalmente os meus adversários são em média 15 anos mais novo do que eu. A cada ano vai ficando mais difícil, pois estou envelhecendo e novos pilotos estarão entrando na categoria que disputo”.

O piloto valadarense revelou que o Enduro da Independência, prova tradicional disputada desde 1983 será um dos focos dele no Off Road na temporada 2019. Já a participação no Campeonato de Enduro FIM vai depender do resultado da primeira etapa.  “O Campeonato Mineiro de Enduro FIM eu quero dar uma aliviada, pois as corridas são longes e vai depender muito da primeira etapa. Se eu for bem aí eu vou na segunda e assim por diante. Agora se eu não for bem logo na primeira etapa eu nem irei nas outras. O meu foco no Off Road em 2019 é participar da 37ª edição do Enduro da Independência, de 3 a 7 de setembro, com largada na cidade de Ubatuba, no estado de São Paulo, passando pelas trilhas do sul de Minas Gerais e com a chegada marcada para a cidade de Lavras. Vou para competir e tentar chegar entre os três primeiros, já participei das três primeiras edições e agora volto a participar do evento. O Enduro da Independência é especial, pois passa por várias cidades históricas”, destacou.

Jirios Abboud falou das características de cada modalidade que disputa (vídeo: Fábio Velame/GV Esportes)

Custo alto para competir

Para competir nas competições de motovelocidade e de Off Road, Jirios Abboud tem que dispor de um bom dinheiro. Ele contou qual é a média de gastos para cada modalidade. “As provas de Enduro FIM tem o custo mais barato, tirando o fato de as motos valerem mais ou menos 50 mil. O custo geral fica por volta 2 mil reais, com as despesas divididas em inscrição, transporte e manutenção da moto. Já na motovelocidade encarece mais por causa dos pneus, cada par custa mais ou menos 1.600 reais. Por medida de segurança, as organizações dos eventos obrigam os pilotos a terem pelo menos um par de pneu novo em cada corrida. Essa situação é mais para preservar a segurança do piloto, para não correr o risco de algum deles entrarem na prova com pneus muitos desgastados. Eu gasto em um fim de semana que tem corrida de motovelocidade no máximo dois pares de pneus. Calculo que a minha despesa no geral fica em média de 5 a 6 mil reais em cada prova, mas têm pilotos com bons patrocinadores que chegam a gastar até seis pares de pneus. Se você não tiver um patrocinador, a situação fica complicada, atualmente tenho o apoio da da Norte Minas Comercial LTDA”, finalizou.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).