Breno Coelho conquista a Copa do Mundo Clube do Botão Governador Valadares

The following two tabs change content below.
Por Fábio Velame - fabio@gvesportes.com.br

Além do título conquistado na competição, o botonista terminou em primeiro lugar do ranking geral da temporada 2022 do Clube do Botão Governador Valadares

A Copa do Mundo Clube do Botão Governador Valadares foi realizada na Praça dos Pioneiros (foto: Divulgação Clube do Botão Governador Valadares)

Aproveitando a proximidade da Copa do Mundo, o Clube do Botão Governador Valadares realizou no domingo (6), na Praça dos Pioneiros, uma competição de futebol de botão com o tema Copa do Mundo e que contou com a participação de 12 botonistas. Breno Coelho conquistou o título ao vencer Roberto Amaral na final. Após o 2 a 2 no tempo normal, Breno Coelho fez 2 a 1 no shootout e garantiu o troféu de campeão. Além do título conquistado na competição, o botonista finalizou a temporada em primeiro lugar geral do ranking 2022 do Clube do Botão Governador Valadares.

Para realizar a competição, o Clube do Botão Governador Valadares contou com patrocínio de Camarote do Torcedor e apoio de Prefeitura de Valadares, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMECLT), GV Esportes, B2 Treinamento Físico, Guzerá Pedra Negra, Garfo Clube e Liberty Cell.

Trajetória até o título

Na primeira fase, os 12 botonistas foram divididos em dois grupos, onde se enfrentavam no sistema de ida e volta. Breno Coelho (Noruega) esteva no grupo A. Ele estreou contra Fábio Velame (Canadá) e ficou no  1 a 1. No segundo jogo foi derrotado por Rogerio Nalon (Colômbia) pelo placar de 2 a 1. Na sequência teve outra derrota, desta vez para Lui Macedo (Escócia) por 1 a 0. Depois de um início ruim, Breno Coelho finalizou o primeiro turno vencendo dois jogos seguidos: 1 a 0 sobre Rhaony Nick (Áustria) e 4 a 0 contra Victor Velame (Brasil).

No segundo turno, Breno Coelho iniciou com uma vitória sobre Fábio Velame (Canadá) por 4 a 2. Em seguida, sofreu um revés de 3 a 1 diante de Rogerio Nalon (Colômbia), mas se recuperou vencendo Lui Macedo (Escócia) por 1 a 0. Nos dois últimos jogos da primeira fase, perdeu para Rhaony Nick (Áustria) pelo placar de 2 a 1 e empatou com Victor Velame (Brasil) por 0 a 0.

Fase final

Nas quartas de final, Breno Coelho bateu Euler Fernandes (Dinamarca) por 2 a 0, enquanto na semifinal ficou no 0 a 0 contra Rogerio Nalon (Colômbia). No shootout, Breno Coelho fez 1 a 0 e se garantiu na final.

Final e disputa do 3º lugar 

Na disputa do terceiro lugar, Rogerio Nalon (Colômbia) superou Rodrigo Fernandes (Suécia) por 1 a 0 em uma partida bem equilibrada.

Já o jogo que decidiu o título também foi bem disputado, com Breno Coelho abrindo 2 a 0, mas Roberto Amaral (Itália) buscou o empate. O duelo foi só decidido no shootout. Roberto Amaral chegou a fazer 1 a 0, mas Breno Coelho conseguiu marcar duas vezes, virou o placar e confirmou o título.

Breno Coelho também terminou a temporada 2022 como campeão do ranking geral da temporada 2022 do Clube do Botão Governador Valadares com 126 pontos.

“Eu nem iria participar por motivos de trabalho, mas na última hora consegui jogar o campeonato. Saí de quase não participante para o posto de campeão do torneio, isso foi muito legal. A primeira fase foi de altos e baixos e classifiquei em quarto lugar no grupo. Mesmo com essa posição, conquistei o objetivo principal que era ficar entre os oito primeiros colocados para pontuar e garantir o título do ranking. Já na fase final acertei a mão, principalmente na final. A partida foi bem emocionante, cheguei abrir 2 a 0 contra o Roberto, mas ele buscou o empate. Fomos para o shootout, ele abriu 1 a 0 já nos chutes alternados, mas com sangue frio consegui o empate e depois fazer o segundo e ficar com o título. Fechei o ano com chave de ouro, como campeão da Copa do Mundo e do ranking 2022”, celebrou Breno Coelho.

Breno Coelho feliz com o troféu de campeão (foto: Divulgação Clube do Botão Governador Valadares)

Os quatro primeiros colocados foram premiados com troféus (foto: Divulgação Clube do Botão Governador Valadares)

Mulher jogando futebol de botão?

É isso mesmo, a Copa do Mundo Clube do Botão Governador Valadares contou com a participação de Tamires Fontes. Ela que já acompanha o namorado Jean Soueth jogando em casa e torcendo por ele nos torneios, competiu pela primeira vez superando suas limitações.

“Entrei na aventura de futebol de botão através do meu namorado que descobriu essa nova paixão. Como forma de apoiá-lo a ir mais fundo nessa paixão resolvi o acompanhar. Primeiro comecei jogando em casa com ele e posteriormente passei a jogar com os amigos do Clube do Botão. Eu gostei muito, achei o futebol de botão algo muito novo e instigante e quero aprender sempre mais, sem contar os novos amigos que me ensinam sobre a modalidade. Por eu ser uma pessoa com deficiência, jogar futebol para mim é impossível, mas no futebol de botão isso é possível. Também acredito que tem sim espaço para mais meninas jogarem conosco”, disse.

A limitação física não foi um problema para Tamires jogar a competição (foto: Divulgação Clube do Botão Governador Valadares)

A competição contou com a participação de 12 botonistas (foto: Divulgação Clube do Botão Governador Valadares)

Outro que estreou foi o jovem Victor Velame, 14 anos. Ele recebeu um convite de seu primo para aprender a jogar futebol de botão recentemente e se inscreveu para participar de seu primeiro torneio. Deivid Velame, pai de Victor, ficou feliz de ver seu filho interagindo com o pessoal do futebol de botão e destaca que irá apoiá-lo na prática desta modalidade.

“Primeiro quero agradecer aos jogadores e a organização do evento pelo convite e acolhimento ao Victor. Eu como pai fiquei muito feliz por ter esse momento com meu filho e poder relembrar a minha infância de jogador de botão. O Victor já está esperando o próximo evento e eu também quero participar como jogador”.

O pai acompanhou  o filho na disputa da competição (foto: Arquivo Pessoal)

Ranking geral

Após a Copa do Mundo Clube do Botão Governador Valadares, o ranking geral da temporada de 2022 terminou assim:

Campeão: Breno Coelho – 136 pontos
Vice-Campeão: Vinícius Binda – 101 pontos
3º lugar: Rodrigo Fernandes – 99 pontos
4º lugar: Lui Macedo – 79 pontos
5º lugar: Fábio Velame – 75 pontos
6º lugar: Rogério Nalon – 68 pontos
6º lugar: Euler Fernandes – 68 pontos
8º lugar: Roberto Amaral – 58 pontos
9º lugar: Giovani Martins – 30 pontos
10º lugar: Arthur Fernandes – 16 pontos
10º lugar: Breno Koalla – 16 pontos
12º lugar: Rodrigo Augusto – 10 pontos
12º lugar: Reinaldo Jr – 10 pontos
14º lugar: Rhaony Nick – 8 pontos
14º lugar: Gilbert Rodrigues – 8 pontos

Os botonistas Daniel Monteiro, Elson Campanha. Jean Soueth, Mateus Dantas, Paulo Campos, Rafael Amaral e Rodrigo Carlos que chegaram a disputar pelo menos uma competição nesta temporada não pontuaram.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).