Primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente agita Pico da Ibituruna

Condições climáticas dificultarem o voo para os pilotos, mas a competição teve seis das sete provas programadas realizadas

Competição contou com a participação de 125 pilotos (foto: Divulgação)

O Pico da Ibituruna recebeu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente entre os dias 2 e 8 de abril. A competição contou com a participação de 125 pilotos. Mesmo com as condições climáticas não muito favoráveis, foram disputadas seis das sete provas programadas em Governador Valadares. Martinho Morais (Pro), Isabela Sales (Feminino) e Mario de Queiroz Monteiro (Aspirante) foram os campeões da etapa. O melhor valadarense foi Leonardo Silveira, que ficou em sétimo na categoria Pro.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente foi promovida pela Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI), com apoio da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). A segunda e última etapa da competição será realizada de 9 a 16 de setembro, em Araxá.

Categoria Pro

O mineiro Martinho Morais foi o único piloto a somar mais de 4 mil pontos ao longo das seis provas válidas na categoria Pro. Ele deixou para trás pilotos que eram favoritos, como Luciano Horn (campeão nacional de 2007), Samuel Nascimento (campeão nacional de 2010), além de Erico Oliveira, Alexandre Dio e Gilmar Couto, que havia ficado com o título no ano passado. O pódio da categoria ficou assim:

Campeão: Martinho Morais – 4.048 pontos
Vice-Campeão: Luciano Horn – 3.091 pontos
3º Lugar: Samuel Nascimento – 3.953 pontos
4º Lugar: Erico Oliveira – 3.821 pontos
5º Lugar: Alexandre Dio

De acordo com o carioca Érico Oliveira, as provas foram desafiadoras e destacou que Valadares não decepciona nos eventos de voo livre. “Infelizmente, o clima instável não ajudou muito, mas estava assim em praticamente todo o Sudeste. Mesmo com a instabilidade, tivemos seis dias de provas. Provavelmente, se esta primeira etapa fosse em outro lugar, não teria dado voo na maioria dos dias. É difícil traçar estratégia com esse tipo de condição climática, mas deu para ficar entre os top cinco e ir bem para a próxima etapa. Valadares nunca deixa a turma na mão”, disse.

Pódio da categoria Pro (foto: Divulgação CBVL)

Categoria Aspirante

Nas disputas da categoria aspirante, o piloto pernambucano Mario de Queiroz Monteiro levou a melhor. O piloto largou muito bem nas provas iniciais e fechou a competição com 3.581 pontos. O campeão da classe na competição do ano passado, Lucio Dal Pozzo, acompanhou de perto ficando a apenas 47 pontos de distância. O pódio da categoria ficou assim:

Campeão: Mário de Queiroz Monteiro – 3.581 pontos
Vice-Campeão: Lucio Dal Pozzo – 3.544 pontos
3º Lugar: Nilson Batisti – 3.395 pontos

Pódio da categoria Aspirante (foto: Divulgação CBVL)

“A competição foi boa e bem organizada. Sete dias possíveis de prova, só um dia que não teve por conta da chuva. Então, o balanço foi ótimo! Foi uma honra, fiquei contente com o primeiro lugar, ainda mais por ser uma competição de nível nacional. Para mim, o principal desafio foi balancear segurança com eficiência na corrida”, comemorou o campeão Mário de Queiroz Monteiro.

Feminino

Nas disputas do feminino, a carioca Isabela Sales dominou e foi muito bem em quatro das seis decolagens. Ela que tinha sido a vice-campeã nacional ano passado, finalizou a primeira etapa deste ano com mais de 900 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marcella Uchoa, que foi a campeã em 2022. A classificação ficou assim:

Campeã: Isabela Sales – 3.523 pontos
Vice-Campeã: Marcella Uchoa – 2.610 pontos
3º Lugar: Elisa Pereira – 2.579 pontos

Pódio da categoria feminino (foto: Divulgação CBVL)

Já a classificação por equipes e por times ficou desta forma:

Equipes

Campeão: Niviuk Brasil 2 – 5.036 pontos
Vice-Campeão: Niviuk Brasil – 4.785
3º Lugar: Ozone – 4.587
4º Lugar: Equipe AGVL – 4.422 pontos
5º Lugar: Time Flow A – 4.335 pontos

Clubes

Campeão: Clube de Voo Livre Gavião – 23.189 pontos
Vice-Campeão: Clube São Conrado de Voo Livre – 21.387 pontos
3º Lugar: Associação Gaúcha de Voo Livre – 20.127 pontos
4º Lugar: Associação de Voo Livre Ibituruna – 19.099 pontos
5º lugar: Clube Poços-Caldense de Voo Livre – 17.467 pontos

*Com informações da Prefeitura de Valadares e CBVL

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. 

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).