Dia Internacional da Mulher com aulão de Jiu-Jítsu

The following two tabs change content below.

Gracie Vandesteen Brothers tem trabalho especial para mulheres

Alunas presentes no “aulão” do dia internacional da mulher (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

O dia internacional da mulher foi comemorado na última quinta-feira (8) e a data não passou batida na academia Gracie Vandesteen Brothers, comandada pelo professor faixa-preta, Patrick Vandesteen. O dia foi marcado por um “aulão” especial para as alunas, onde elas puderam aprender um pouco mais da arte suave. No “aulão”, foram passadas algumas situações de combate, como entrada de quedas, passagem de guarda e raspagem. Depois das repetições feitas pelas alunas, aconteceu os famosos “ralas”, que nada mais é a simulação de um combate.

Alunas atentas na orientação passada pelo professor Patrick Vandesteen (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

O trabalho feminino com treinos específicos na Gracie Vandesteen Brothers começou ano passado, mas não foi fácil implementá-lo. Com muitos anos de experiência no jiu-jítsu, Patrick Vandesteen explicou como surgiu a ideia de começar esse trabalho só com mulheres na academia. “Eu que vivo o jiu-jítsu desde a década de 90, vi que as mulheres no começo não tinha esse espaço, mas pude acompanhar a primeira mulher a pegar a faixa-preta e lutar um campeonato. Também vi a esposa do meu professor Adilson Bitta pegar a faixa-preta. Quando cheguei aqui em Governador Valadares, em 2004, quis implementar esse trabalho. Comecei a a namorar a Thainara, (hoje minha esposa), e depois de alguns anos de treinos, ela pegou a faixa-roxa. Com isso, decidimos começar um horário separado só com mulheres, para ter essa presença feminina no tatame. Com as alunas vivenciando o jiu-jítsu, elas começaram a entender e gostar do esporte, principalmente quando descobrem a sua eficiência, não só como atividade física e técnica, mas também como qualidade de vida. Então, elas começaram a mudar alguns hábitos, estão aprendendo a se defender e aquela história de “sexo frágil” já caiu por terra”, disse.

Os famosos “ralas”não podem faltar nos treinos (foto: Fábio Velame/GV Esportes)

Apesar de ter um horário específico para as mulheres, Patrick Vandesteen revelou que elas também participam dos treinos com os homens nos outros dia da semana. “Temos treinos femininos todas as terças e quintas, mas as alunas tem a liberdade de treinar nos outros horários. Está sendo um prazer realizar esse trabalho, pois o resultado tem sido muito bom, a turma está crescendo. A ideia é dar continuidade nesse trabalho, para quem sabe num futuro conseguir formar mulheres faixa-pretas e expandir o jiu-jítsu feminino”.

Casada com o professor Patrick Vandesteen, a administradora e faixa-roxa, Thainara Axer, é uma auxiliar durante as aulas. Com sete anos de treinos, ela contou como o jiu-jítsu fez bem para a vida dela e pontuou os benefícios para quem pratica o esporte. “Consegui desenvolver a autonomia e autoconfiança, hoje não vejo a minha vida sem o jiu-jítsu. A prática desse esporte traz muitos benefícios para as mulheres, seja quem ela for, dona de casa, advogada, médica, estudante, empresária, etc. O jiu-jítsu é acessível para todas elas, seja qual for a idade, porte físico e tamanho”.

Jana Coelho tem um ano de treinos e  já se apaixonou pelo esporte. A sua entrada no jiu-jítsu veio no desejo de aprender alguma coisa de defesa pessoal. “Sempre me interessei em aprender defesa pessoal, então fui procurar opiniões de várias pessoas que já fizeram algum tipo de luta para ver onde poderia achar uma academia ideal. Conheci o Patrick e a Thainara, fiz uma aula experimental e acabei viciando”.  Ela ainda ressaltou o bom ambiente que encontrou na academia. “Ali dentro do tatame já tive muitas experiências e uma das situações que me chamou atenção foi a possibilidade de superar os nosso limites. Posso dizer também que ali formamos uma família, pois as amizades foram surgindo e crescendo no decorrer dos treinos”, finalizou

Para quem quiser conhecer o trabalho feminino na Gracie Vandesteen Brothers, os treinos acontecem todas as terças e quintas, de 18h30 às 19h30. A academia fica situada na Rua Prudente de Moraes , 846,  2° andar, Centro – Governador Valadares.

Matérias relacionadas

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).