Atividade física como promoção de saúde e bem-estar

The following two tabs change content below.

Ítalo Chesley venceu sedentarismo e hoje tem uma rotina de atividades físicas

As corridas de rua são uma das atividades que Ítalo Chesley tem em sua rotina semanal (foto: arquivo pessoal Ítalo Chesley)

O Analista de Sistema Ítalo Chesley Gomes da Silva nasceu em Mantena, onde morou até os 11 anos de idade. Mudou pra Governador Valadares vivendo toda a sua adolescência. Chegou a Belo Horizonte no ano de 2010, onde reside até hoje. A história de Ítalo teve alguns momentos difíceis, principalmente quando o sedentarismo e uma alimentação não muito controlada, o deixou com 119 quilos, em 2012. Não foi fácil superar esse momento, mas com perseverança, o jovem venceu a obesidade perdendo incríveis 44 quilos em 7 meses, através de uma mudança nos hábitos alimentares, aliado com atividades físicas. Hoje, aos 27 anos, tem uma rotina que o ajuda a manter uma boa saúde e bem-estar.

Ítalo contou como ingressou pra valer nas atividades físicas em Belo Horizonte, o começo de sua guinada. “Eu praticava esporte na escola, mas por ser gordinho era sempre o último a ser escolhido para os times. Já aos 20 anos me mudei pra Belo Horizonte e uns amigos do trabalho decidiram se matricular numa academia próxima ao escritório, onde também acabei seguindo essa onda. Como era uma academia, iniciei pela musculação e caminhadas leves na esteira, onde eu tinha muita dificuldade por conta da obesidade. A medida que o peso foi diminuindo e o professor autorizando, acabei iniciando a corrida na esteira e depois na rua, nessa fase meu objetivo era emagrecer”, disse.

Após conseguir o objetivo de emagrecer, não parou mais com as atividades físicas, chegando a disputar a tradicional Volta Internacional da Pampulha. Ítalo destacou as motivações para não parar com prática esportiva. “Quando finalizei o emagrecimento, ou seja, alcancei meu peso ideal, continuei correndo para manter o peso, que é uma das motivações. Ainda no meu caso, há outras situações, como aumentar a disposição para os dias cansativos de trabalho, estudos e cuidado com a filha, manter minha saúde para ver o crescimento dela, além do meu humor, que fica muitíssimo pior quando não estou na prática de atividade física”.

Cuidar da saúde, manter o peso e o bem-estar, são algumas das motivações de Ítalo Chesley (foto: arquivo pessoal Ítalo Chesley)

Ítalo revelou a sua rotina de atividade física semanal, em Belo Horizonte. “Quando o relógio marca seis da manhã, já estou na rua fazendo uma corridinha de leve. Trinta minutos depois, começo um treino de crossfit, que dura em média 50 minutos. Depois  finalizo com um treino curto de musculação. Em dias onde acordo com muita preguiça, faço só o crossfit. Aos sábados, não costumo fazer absolutamente nada, mas no domingo faço uma corrida mais longa, geralmente acima de 10 quilômetros”.

Por viver uma experiência marcante, Ítalo deixou um recado para aqueles que ainda duvidam dos benefícios da prática de alguma atividade física. “Eu digo que a atividade física é algo muito importante em nossa vida. É como qualquer outra área da sua vida como estudos, finanças e relacionamentos. Você não precisa investir todo o tempo e dinheiro do mundo, mas precisa investir algum tempo com prioridade e qualidade, mesmo que seja um tempo pequeno. Qualndo você está inserido em alguma atividade física, te traz muitos benefícios, como aumento da vitalidade, melhorias cardiovasculares, melhora no sono, mais disposição e ajuda na perda de peso. Além disso é uma ótima forma de tirar um tempo pra nós mesmos em tempos de tanta correria quanto os atuais”, concluiu.

Matérias relacionadas

fabio-eustaquio-velame-silva

Por Fábio Velame - fabio@gvesportes.com.br

Patrocinadores

error: Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br).